TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES

ASPECTOS SOCIOESPACIAIS DA COMUNIDADE RURAL DE POUSO ALTO, MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p1035

Palavras-chave:

Povos tradicionais, Comunidade rural, Minas Gerais, Território, Narrativa Decolonial

Resumo

Os povos tradicionais possuem grande importância nas dinâmicas territoriais ocorridas ao longo dos processos históricos do Brasil e de Minas Gerais, em particular o território das Gerais. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar como as questões territoriais e a narrativa Decolonial têm influenciado nas dinâmicas socioespaciais dos povos tradicionais, a partir da Comunidade Rural de Pouso Alto, situada em Claro dos Poções/MG e pertencente a região do Médio São Francisco. A análise realizada revelou que alguns processos externos de modernização alteram de forma significativa o uso do solo e a paisagem desse território, ao mesmo tempo em que algumas ameaças à permanência e perpetuação da comunidade tornaram-se evidentes perante as dinâmicas espaço-territoriais da atualidade e da pequena influência política exercida pela comunidade perante o município-sede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaro Sérgio Marques, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES (2007). Filiação institucional: Programa de Pós-Graduação e do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil.

 

Katia Lenina da Silva Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP.

Filiação institucional: Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.

Brenda Melo Bernardes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Filiação institucional: Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Alessandro Borsagli, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Filiação institucional: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Brasil.

Downloads

Publicado

2023-07-03

Como Citar

Marques, A. S. ., Rosa, K. L. da S. ., Bernardes, B. M. ., & Borsagli, A. (2023). TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES: ASPECTOS SOCIOESPACIAIS DA COMUNIDADE RURAL DE POUSO ALTO, MINAS GERAIS. Caderno De Geografia, 33(74), 1035. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p1035