ANÁLISE GEOESPACIAL E TEMPORAL DO USO E COBERTURA DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS MORTES PEQUENO, MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p325Palavras-chave:
Análise em escala microrregional, Classificação de uso da terra, Sensoriamento remoto, LandsatResumo
As alterações sofridas pelos espaços rurais ao longo do tempo transformaram as paisagens agrícolas ocasionando desmatamentos e aumento das áreas degradadas. Realizar uma efetiva gestão ambiental de bacias hidrográficas é importante para preservar o meio ambiente com ênfase nos recursos hídricos. Este estudo tem como objetivo analisar no período entre 1990 a 2020, as mudanças no uso da terra que ocorreram no espaço geográfico da Bacia Hidrográfica do Rio das Mortes Pequeno (BHRMP). O uso e ocupação da terra na BHRMP foram monitorados e classificados por meio de análises de imagens de satélite Landsat 5 e Landsat 8. A classificação e a verificação da acurácia foram realizadas por meio de plugins do software QGIS “Semi-Automatic Classification Plugin (SCP)” e Atacama, respectivamente. A média da acurácia geral da classificação do uso e cobertura da terra foi de 72%. A maior área da bacia era ocupada pelo setor agrosilvipastoril, em 1990, porém nos últimos anos a atividade de florestas plantadas obteve valores superiores a 40% de ocupação no ano de 2020. O mapeamento da área da BHRMP contribuiu para a identificação da mudança de atividades realizadas pelos pequenos agricultores. Pelas análises identificaram que as matas ciliares estão desprotegidas e o em torno ocupadas por atividades que prejudicam a proteção dos rios. A caracterização do uso e ocupação da terra na BHRMP, por meio de mapas temáticos possibilitou identificar as mudanças nos últimos 30 anos que a expansão das atividades de floresta plantada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.