MODELAGEM AMBIENTAL DE ÁREAS SUSCETÍVEIS À INUNDAÇÃO E AOS MOVIMENTOS DE MASSA:

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI, MINAS GERAIS, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n75p1329

Palavras-chave:

Risco, Geoprocessamento, Planejamento

Resumo

Nas últimas décadas, houve um aumento significativo do número de desastres ocasionados por inundações e movimentos de massa em ambientes urbanos, reforçando a necessidade da prevenção como política pública de planejamento territorial, urbano e de gestão de riscos. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar uma proposta metodológica para a identificação de áreas suscetíveis a esses processos, adotando como área de estudo-piloto a cidade de São João del-Rei, Minas Gerais (Brasil). A metodologia parte da utilização do Modelo Numérico de Terreno para a elaboração dos índices morfométricos de Concentração de Rugosidade, Hack, Densidade de Drenagem e Hipsometria, os quais foram justapostos por meio da Álgebra de Mapas, conforme sua relação com os processos supracitados. O processo resultou em dois modelos passíveis de utilização no planejamento urbano, sendo um de suscetibilidade à inundação, e outro, a movimentos de massa. Ambos foram validados e apresentaram pertinência com o meio físico e os registros de ocorrência identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Barbosa Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Rio Claro e Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias

Doutorando em Geografia, Consultor Ambiental IGTECH e Pesquisador Visitante no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT.

Andréa Aparecida Zacharias, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Ourinhos e Programa de Pós-Graduação em Geografia - Campus Rio Claro.

Professora Dra. do Curso de Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/FCTE-Câmpus de Ourinhos-SP e Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia do IGCE-UNESP/ Câmpus de Rio Claro -SP

Bráulio Magalhães Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Dr. do Departamento de Cartografia da UFMG. Possui Doutorado e Mestrado em Análise Ambiental pela UFMG, com desenvolvimento de pesquisas utilizando Sistemas de Informações Geográficas e Geodesign aplicados ao Planejamento Territorial e Ambiental.

Francielle Silva Cardozo, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Professora Dra. Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e atuou como pesquisadora visitante na Goddard Space Flight Center (NASA).

Bruno Zucherato, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA)

Professor Dr. do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (ICHS/UFMT-CUA), Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Análise Ambiental.

Downloads

Publicado

2023-08-14

Como Citar

Ferreira, A. B. R. ., Zacharias, A. A. ., Fonseca, B. M. ., Cardozo, F. S. ., & Zucherato, B. (2023). MODELAGEM AMBIENTAL DE ÁREAS SUSCETÍVEIS À INUNDAÇÃO E AOS MOVIMENTOS DE MASSA:: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI, MINAS GERAIS, BRASIL. Caderno De Geografia, 33(75), 1329. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n75p1329