CARTOGRAFIA ESCOLAR MULTI(GEO)MODAL:
CONTRIBUIÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, MULTIMODALIDADE E NEUROCIÊNCIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p1010Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Práticas Pedagógicas, Mapeamento, (Geo)TecnologiasResumo
A relação entre Cartografia Escolar, Inteligências Múltiplas, Multimodalidade e Neurociências se mostra muito relevante no contexto atual, pois auxilia na compreensão do processo de aprendizagem, pensando atividades diversas que incluem conceitos cartográficos e centrais para o ensino de Geografia. Assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar a contribuição das Inteligências Múltiplas (IM), da Multimodalidade e da Neurociências na “Cartografia Escolar Multi(Geo)Modal” (CEMGM), apresentando subsídios, ideias e atividades que possam ser utilizadas nas aulas de Geografia. Desse modo, a interface entre Cartografia Escolar, Neurociências e Multimodalidade forma a CEMGM. O termo “Multi” se refere a multiplicidade de formas, mecanismos e meios para a explicação e execução de atividades, contemplando tarefas analógicas e digitais. O “Geo” destaca o emprego de ferramentas, recursos e tecnologias aplicadas à Geografia. Já o “Modal” se relaciona às linguagens atreladas aos recursos pedagógicos, que possibilitam diversos estímulos, para que os estudantes aprendam de diferentes maneiras, com base no subjetivo, em suas preferências e na gama de Inteligências Múltiplas. Portanto, defende-se a CEMGM como meio facilitador, buscando a utilização de múltiplas linguagens, com aplicação de recursos analógicos e digitais, permitindo a compreensão espacial de inúmeros conteúdos da Geografia de diferentes maneiras. Com isso, além de viabilizar atividades planejadas para mobilizarem as IM dos estudantes, cujas temáticas podem (e devem) ser relacionadas, favorece, também, o diálogo entre diferentes disciplinas escolares, para que os estudantes passem a ter a aprendizagem em sua totalidade.
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