CARTOGRAFIA ESCOLAR MULTI(GEO)MODAL:

CONTRIBUIÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, MULTIMODALIDADE E NEUROCIÊNCIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p1010

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Práticas Pedagógicas, Mapeamento, (Geo)Tecnologias

Resumo

A relação entre Cartografia Escolar, Inteligências Múltiplas, Multimodalidade e Neurociências se mostra muito relevante no contexto atual, pois auxilia na compreensão do processo de aprendizagem, pensando atividades diversas que incluem conceitos cartográficos e centrais para o ensino de Geografia. Assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar a contribuição das Inteligências Múltiplas (IM), da Multimodalidade e da Neurociências na “Cartografia Escolar Multi(Geo)Modal” (CEMGM), apresentando subsídios, ideias e atividades que possam ser utilizadas nas aulas de Geografia. Desse modo, a interface entre Cartografia Escolar, Neurociências e Multimodalidade forma a CEMGM. O termo “Multi” se refere a multiplicidade de formas, mecanismos e meios para a explicação e execução de atividades, contemplando tarefas analógicas e digitais. O “Geo” destaca o emprego de ferramentas, recursos e tecnologias aplicadas à Geografia. Já o “Modal” se relaciona às linguagens atreladas aos recursos pedagógicos, que possibilitam diversos estímulos, para que os estudantes aprendam de diferentes maneiras, com base no subjetivo, em suas preferências e na gama de Inteligências Múltiplas. Portanto, defende-se a CEMGM como meio facilitador, buscando a utilização de múltiplas linguagens, com aplicação de recursos analógicos e digitais, permitindo a compreensão espacial de inúmeros conteúdos da Geografia de diferentes maneiras. Com isso, além de viabilizar atividades planejadas para mobilizarem as IM dos estudantes, cujas temáticas podem (e devem) ser relacionadas, favorece, também, o diálogo entre diferentes disciplinas escolares, para que os estudantes passem a ter a aprendizagem em sua totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Licenciatura Plena e Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação, Metodologias Ensino de Geografia e Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela UFSM. Doutor em Geografia - Passagem Direta para o Doutorado - pelo PPGGeo da UFSM. Atualmente é Pós-Doutorando em Geografia no PPGGeo/UFSM com temática de pesquisa voltada ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM). Foi colaborador no Observatório de Informações em Saúde da UFSM, responsável pelo mapeamento intraurbano dos casos confirmados e óbitos da COVID-19 em Santa Maria. Pesquisa e atua na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul sob o n° RS252565, com atribuições profissionais referentes a profissão de Geógrafo.

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atuou como professora adjunta III na Universidade Franciscana - UFN nos cursos de Geografia, Turismo e coordenou o Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - MEHL. Foi professora da rede pública estadual na Escola Estadual de Ensino Básico Augusto Ruschi e no Instituto São José de Santa Maria. Aposentada desde janeiro de 2021.

Roberto Cassol, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), especialista em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais-CEIOSO, pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (1988) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo-USP (1996). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria nos cursos de graduação em Geografia presencial e a distância e na Pós-Graduação em Geografia. Atualmente, Graduando em Tecnologia em Geoprocessamento pela UFSM. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Fotogeografia (Físico-Ecológica) e Geocartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia, Cartografia Escolar, Geografia e Ensino, Geoprocessamento, Uso da Terra, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Downloads

Publicado

2023-06-27

Como Citar

Rizzatti, M., Becker, E. L. S., & Cassol, R. (2023). CARTOGRAFIA ESCOLAR MULTI(GEO)MODAL:: CONTRIBUIÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, MULTIMODALIDADE E NEUROCIÊNCIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Caderno De Geografia, 33(74), 1010. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p1010