FRAGILIDADE AMBIENTAL DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMURUPIM, PIAUÍ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n77p396Palavras-chave:
fragilidade, álgebra de mapas, análise geoespacial, bacia hidrográficaResumo
O presente artigo teve por objetivo analisar a fragilidade ambiental potencial e emergente da paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio Camurupim, no norte do estado do Piauí, a fim de determinar os diferentes níveis de fragilidade ambiental a processos de degradação. A metodologia baseou-se no método estabelecido por Ross, revisão de literatura, atividade de campo, processamento digital de imagens e análise geoespacial. Foram produzidos mapas temáticos de relevo (IDR e Geomorphos), geologia, solos, clima e uso e cobertura da terra e definidas classes e graus de fragilidade para cada critério geoambiental, posteriormente combinados por meio de álgebra de mapas. Os resultados demostraram que para o mapa da FAP que analisou a integração dos condicionantes da paisagem obteve-se as classes muito baixa (2,07%), baixa (6,62%), média (15,32%) alta (28,41%) e muito alta (47,58%), revelando a alta fragilidade ambiental potencial da bacia. Já para o mapeamento da fragilidade ambiental emergente, que incluí as coberturas e usos antrópicos obteve-se as classes muito baixa (6,05%), baixa (74,36%), média (15,22%), alta (4,34%) e muito alta (0,03%). Conclui-se que embora a BHRC apresente sistemas ambientais frágeis no seu baixo curso, bem como atividades socioeconômicas associadas (pastagem e agricultura de subsistência), a mesma possui cobertura vegetal significativa que atenua os processos erosivos, bem como os solos com textura arenosa dificultam a diversificação produtiva na área, predominando a criação de gado, caprinos, suínos, ovinos entre outros. Destaca-se a necessidade de monitoramento da área para às futuras implantações de empreendimentos, visto a natureza frágil dos sistemas ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.