A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-TERRITORIAL DO ESTADO-NAÇÃO SÍRIO E SEUS REFLEXOS NA GUERRA CIVIL

Autores

  • Gleydson Gonzaga de Lucena Universidade de Brasília
  • Glória Maria Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n77p372

Palavras-chave:

Síria, Guerra civil síria, História da Síria, Domínio territorial

Resumo

Este trabalho analisa a construção histórico-territorial do Estado-nação sírio para entender a atual guerra civil síria, pressupondo-se que o estudo de qualquer tema geopolítico contemporâneo exige uma compreensão do processo histórico que o determinou. Objetiva-se, portanto, explicar como se deu a longa formação histórica e territorial da Síria, desde a antiguidade até o momento presente, investigando os fatores que influenciaram a formação do referido território e as diferentes fases que moldaram o Estado-nação atual. Utiliza-se a narrativa analítica como ferramenta histórico-metodológica para navegar pelos contextos geográficos que permitem compreender a formação desse território. Conclui-se que a fragmentação territorial e a guerra civil síria atual têm suas raízes históricas na implantação abrupta do modelo de Estado-nação de matriz advinda dos tratados de Vestifália de 1648, que substituiu a territorialidade islâmica, e no autoritarismo característico dos países árabes pós-independência; e, no caso sírio, do regime da família Assad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Maria, Universidade de Brasília

Possui graduação em Biologia - Universidad de Los Andes, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e Geografia Cultural atuando principalmente nos seguintes temas: território, paisagem e cultura, geopolítica e geografia política.

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Gonzaga de Lucena, G., & Vargas Lopez de Mesa, G. M. (2024). A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-TERRITORIAL DO ESTADO-NAÇÃO SÍRIO E SEUS REFLEXOS NA GUERRA CIVIL . Caderno De Geografia, 34(77), 372. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n77p372

Edição

Seção

ARTIGOS