DOCÊNCIA PAYAYÁ: EDUCAÇÃO INDÍGENA E GEOGRAFIA PARA A ALTERIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p434Palavras-chave:
Pedagogia descolonial, Educação antirracista, Colonialidade, Alteridade GeográficaResumo
Nos movimentos de enfrentamento da colonialidade, uma educação descolonial ganha significado, no contexto brasileiro, nas ações afirmativas de promoção de uma educação antirracista e para a diversidade. Trata-se de um conjunto de ações que demandam mais do que mudanças epistemológicas, pois esbarram em questões fundantes das relações de identidade e diferença, de constituição do Eu e do Outro atravessadas pelo Humanismo eurocêntrico. A Educação Geográfica, em particular, tem o desafio de problematizar a colonialidade presente no discurso geográfico, o qual reproduz sistemas hierárquicos ocidentais que estão na base da própria formação do território e da sociedade brasileiros. Pensar uma educação indígena, portanto, pode receber uma outra dimensão se invertermos a direção da ação: não do conhecimento acadêmico-científico para as comunidades, mas partir das irrupções que traumatizam a centralidade do sujeito do conhecimento moderno. Neste sentido, este artigo argumenta a potencialidade da Docência Payayá, povo indígena do sertão da Bahia, para a construção de processos educativos indígenas e geográficos que se voltam para a Alteridade radical, na qual o próprio geográfico também é um Outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.