O desenho da paisagem urbana como proposta didática no ensino de Geografia / Drawing of urban landscapes as a pedagogical proposal to teach geography
Resumo
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre uma experiência de ensino baseada no uso do desenho no 7° ano do Ensino Fundamental II, em uma escola particular em Ribeirão Preto – SP, realizada no ano de 2006. Inicialmente, buscamos refletir sobre a importância do reconhecimento dos indivíduos concretos na sociedade urbana contemporânea e dos territórios que ocupam na cidade de Ribeirão Preto. A partir daí, utilizamos a amostragem dos desenhos, documentos de análise da cidade, como expressão das percepções desses indivíduos. Por meio de uma ação dialógica estabelecida com os alunos, a partir de uma abordagem mais focada na análise da paisagem, os desenhos foram analisados através de uma metodologia de leitura da paisagem. Ficou evidenciado, no decorrer da implementação da estratégia didática, que o uso do desenho é um instrumental eficaz no ensino de Geografia, pois engendra mediações, demandando novos conteúdos, direcionando interpretações mais qualitativas no que se refere aos níveis de articulação que se materializam na paisagem urbana, amplificando os níveis sensoriais e perceptivos primários, ao estabelecer contrapontos entre a cidade objetiva e a cidade subjetiva, possibilitando encadear ações com objetivo de construir representações mais fidedignas da paisagem urbana.
Palavras-chave: Desenho. Ensino. Geografia. Paisagem Urbana. Percepção Ambiental.
ABSTRACT
This article has the objective of reflecting on a teaching experience based on the use of a 7º grade elementary school drawing in a private school in Ribeirão Preto – São Paulo, Brazil in 2006. Initially, we aimed to reflect on the importance of recognizing the concrete individuals in the contemporaneous urban society and also the territories that occupy the city of Ribeirão Preto. From this point on, we used drawings samples, city analysis documents as expressions of these individual perceptions. By a dialogic action established with the students, based on a more focused approach on the landscape analysis, the drawings were analyzed through a reading landscape methodology. It became evident that during the implementation of the didactic strategy, the usage of drawings is an efficient instrument in Geography teaching, since it engenders mediations, demanding new contents, directing more qualitative interpretations in the sense of levels of articulation that are materialized in the urban landscape, amplifying the primary sensory and perceptive levels, since it establishes contrasts between the objective city and the subjective city, making it possible to coordinate actions with the objective of constructing more reliable representations of the urban landscape.
Key words: Drawing. Teaching. Geography. Urban Landscape. Environmental Perception.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.