TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p17Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Metodologias ativas, Tecnologias digitais, Método Delphi, Inovação no EnsinoResumo
Este estudo visa propor um Teste de Alfabetização Científica Básica em Geografia (TACB-Geografia), para verificar o nível de compreensão dos estudantes em relação aos conteúdos, ao raciocínio geográfico e a aplicação prática do conhecimento. A estrutura do TACB-Geografia baseou-se em questões submetidas a análise de especialistas (Método Delphi), e foi aplicado de forma experimental numa turma de alunos do ensino fundamental II. Os resultados mostram uma grande variação entre os níveis de raciocínio geográfico, com acertos entre 16% e 88%. As questões possuíam graus progressivos de análise, permitindo identificar que mesmo aqueles que alcançaram níveis avançados, poderiam não apresentar o mesmo nível em todas as questões. Espera-se que os resultados obtidos possam fortalecer o processo de ensino e aprendizagem em Geografia de forma que introduzam discussões sobre os conteúdos escolares como uma ferramenta para compreender processos e fenômenos geográficos, identificar problemas e propor soluções no âmbito da Alfabetização Científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.