TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Beatriz Reneis Luiz
  • Clibson Alves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p17

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Metodologias ativas, Tecnologias digitais, Método Delphi, Inovação no Ensino

Resumo

Este estudo visa propor um Teste de Alfabetização Científica Básica em Geografia (TACB-Geografia), para verificar o nível de compreensão dos estudantes em relação aos conteúdos, ao raciocínio geográfico e a aplicação prática do conhecimento. A estrutura do TACB-Geografia baseou-se em questões submetidas a análise de especialistas (Método Delphi), e foi aplicado de forma experimental numa turma de alunos do ensino fundamental II. Os resultados mostram uma grande variação entre os níveis de raciocínio geográfico, com acertos entre 16% e 88%. As questões possuíam graus progressivos de análise, permitindo identificar que mesmo aqueles que alcançaram níveis avançados, poderiam não apresentar o mesmo nível em todas as questões. Espera-se que os resultados obtidos possam fortalecer o processo de ensino e aprendizagem em Geografia de forma que introduzam discussões sobre os conteúdos escolares como uma ferramenta para compreender processos e fenômenos geográficos, identificar problemas e propor soluções no âmbito da Alfabetização Científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Reneis Luiz

Graduada e Metre em Geografia pela UNIFAL-MG, Brasil

Clibson Alves dos Santos

Docente da graduação e mestrado em Geografia na UNIFAL-MG, Brasil

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Luiz, B. R., & Santos, C. A. dos. (2023). TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Caderno De Geografia, 33(1), 17. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p17

Edição

Seção

ARTIGOS