A INICAÇÃO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO FERRAMENTAS DIGITAIS DE MAPEAMENTO

Autores

  • Clibson Alves dos Santos
  • Diego Alexandre Sousa

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p86

Palavras-chave:

Investigação Científica, Educação Básica, Geotecnologias

Resumo

A prática da pesquisa científica é conhecida pelo senso comum como aquela pesquisa desenvolvida apenas no ensino superior. O presente artigo tem como objetivo mostrar um projeto de iniciação científica desenvolvido na educação básica com alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. Para o desenvolvimento da pesquisa, os alunos utilizaram algumas ferramentas geotecnológicas como o Google Earth Pro e o Arcgis StoryMaps como suporte para a investigação. Na culminância do projeto, os alunos desenvolveram um webaplicativo no qual eles mapearam e contaram a história de todos os patrimônios culturais materiais e imateriais estabelecidos por lei da cidade de Campo Belo/MG. Com o projeto, espera-se mostrar o potencial da pesquisa científica articulada às geotecnologias no processo ensino-aprendizado da Educação Básica, além de contribuir para o ganho pedagógico dos alunos a fim de desenvolver as práticas científicas.

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Biografia do Autor

Clibson Alves dos Santos

Docente de graduação e mestrado em Geografia na UNIFAL-MG, Brasil

Diego Alexandre Sousa

Graduado e Mestrando em Geografia pela UNIFAL-MG, Brasil

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Santos, C. A. dos ., & Sousa, D. A. . (2023). A INICAÇÃO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO FERRAMENTAS DIGITAIS DE MAPEAMENTO. Caderno De Geografia, 33(1), 86. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p86

Edição

Seção

ARTIGOS