INCIDÊNCIAS DA ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA NA CAFEICULTURA DA MESORREGIÃO SUL/SUDOESTE DE MINAS:
O PAPEL DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p247Palavras-chave:
Trabalho escravo contemporâneo, Cafeicultura, Justiça, ImpunidadeResumo
Esse trabalho se propôs a evidenciar e compreender as incidências da escravidão contemporânea na cafeicultura da mesorregião Sul/Sudoeste de Minas e as formas de combate empreendidas pelo Estado e pelas instituições sociais. O trabalho escravo contemporâneo pode ser encontrado em diferentes atividades empregatícias brasileiras, dentre elas a colheita de café, sem que haja efetivas punições dos produtores que exploram, sobretudo, trabalhadores migrantes. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, além de revisão bibliográfica e coleta de dados secundários, foram realizadas entrevistas com o coordenador da ADERE-MG, com uma representante do Ministério Público do Trabalho de Varginha-MG, com um auditor fiscal da Secretaria Regional do Trabalho de Poços de Caldas-MG e com uma assessora da Conectas Direitos Humanos. Os resultados mostraram que esse problema social é um grande desafio a ser superado, pois a escravização existe pela crença na morosidade da justiça e na impunidade, permitindo que esse tipo de crime se repita a cada safra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.