CARTOGRAFIA SOCIAL E PARTICIPATIVA NA PRODUÇÃO DO ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL DE AREADO-MG

Autores

  • Márcio Abondanza Vitiello
  • Luiz Carlos dos Santos Júnior
  • Gabriel Flora Vieira

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p335

Palavras-chave:

Semiologia Gráfica, Cartografia Temática, Cartografia Escolar, Raciocínio Geográfico

Resumo

A produção de mapas participativos vem sendo estimulada como instrumento de lutas sociais pelo reconhecimento territorial. Por seu caráter dialético e dialógico, este também pode ser um valioso recurso no processo de ensino-aprendizagem de Geografia na educação básica. Com este objetivo, durante a produção do Atlas Escolar de Areado (MG), articulamos métodos da cartografia escolar com os da cartografia social, estimulando estudantes a contribuírem na elaboração de mapas temáticos de aspectos sociais, culturais e ambientais do município. As narrativas trazidas pelos alunos e alunas foram analisadas, convertidas em pictogramas e mapeadas em uma linguagem mais acessível, facilitando os processos de alfabetização e letramento cartográficos. Para a produção dos mapas foram utilizados os softwares ArcGis 10.8 e Google Earth. O processo de ensino-aprendizagem mútuo permitiu a ampliação da percepção crítica dos alunos sobre o espaço geográfico onde vivem e sobre as relações socioespaciais existentes que, outrora, eram desconhecidas.

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Biografia do Autor

Márcio Abondanza Vitiello

Docente de graduação em Geografia e mestrado em Educação na UNIFAL-MG, Brasil

Luiz Carlos dos Santos Júnior

Graduado em Geografia na UNIFAL-MG, Brasil

Gabriel Flora Vieira

Graduado e Mestre em Geografia pela UNIFAL-MG, Brasil

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Vitiello, M. A., Santos Júnior, L. C. dos, & Vieira, G. F. . (2023). CARTOGRAFIA SOCIAL E PARTICIPATIVA NA PRODUÇÃO DO ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL DE AREADO-MG. Caderno De Geografia, 33(1), 335. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p335

Edição

Seção

ARTIGOS