NOSSOS RIOS, NOSSA GENTE:

UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Autores

  • Marta Maria Pereira de Souza
  • João Batista de Domênicis Neto
  • José Benedito de Paula Júnior
  • Cleide Maria Ferreira Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p382

Palavras-chave:

Córrego, Recursos hídricos, Meio ambiente, Análises

Resumo

Este trabalho de Educação Ambiental foi desenvolvido nas Escolas Municipais João Luiz Pereira e Benedito Queiroz da Silva em Aparecida do Taboado/MS e na Escola Adventista de Fernandópolis/SP. A ênfase foi dada aos recursos hídricos, respectivamente córregos Santafézinha, Campo e Rondinha em Aparecida do Taboado e Engenho em Fernandópolis. Foram feitas visitas aos córregos com o intuito de observar os impactos ambientais e proceder coletas para análise da qualidade da água em sala de aula. Parcerias foram estabelecidas com o poder público e iniciativa privada em eventos como o Dia Mundial da Água, Semana do Meio Ambiente e Dia da Árvore, assim como visitas técnicas à Usina Hidrelétrica, Estação de Tratamento de Esgoto e Estação de Tratamento de Água. No desdobramento da iniciativa, uma ação de recuperação das margens dos córregos e estímulo ao uso racional da água foi desenvolvida com o título “Preservando a Água, Garantindo a Vida”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Maria Pereira de Souza

Especialista em Educação Ambiental pela EESC/USP, Brasil

João Batista de Domênicis Neto

Especialista em Educação Ambiental pela EESC/USP, Brasil

José Benedito de Paula Júnior

Especialista em Educação Ambiental pela EESC/USP, Brasil

Cleide Maria Ferreira Pereira

Especialista em Educação Ambiental pela EESC/USP, Brasil

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Souza, M. M. P. de ., Domênicis Neto, J. B. de ., Paula Júnior, J. B. de ., & Pereira, C. M. F. . (2023). NOSSOS RIOS, NOSSA GENTE:: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA. Caderno De Geografia, 33(1), 382. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p382

Edição

Seção

ARTIGOS