A ABORDAGEM DA RELAÇÃO CAMPO-CIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I

OS RISCOS PRESENTES NOS MATERIAIS DISPONÍVEIS NA INTERNET

Autores

  • Sandra de Castro de Azevedo
  • Abigail Bruna da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p455

Palavras-chave:

Campo-cidade, Trabalho, Sequência didática, Geografia escolar

Resumo

A geografia escolar e o ensino de geografia têm como objetivo possibilitar que o aluno faça uma leitura da sua realidade de forma que possa compreender e buscar por mudanças. Neste artigo destacamos como a mercantilização de sequência didática pode gerar consequências negativas para este processo. Como metodologia, foi analisada uma sequência didática do portal digital da Nova Escola, com objetivo de trabalhar a relação campo-cidade no ensino fundamental I a partir do entendimento de trabalho. Entre os resultados de pesquisa, pode-se citar; pouco aprofundamento nas questões sobre os tipos de produções e relações de trabalhos no campo, há uma falta de criticidade para abordar o tema em questão, além da falta de geograficidade no modo como abordam o conteúdo. Conclui-se que é urgente a reflexão sobre as dinâmicas socioespaciais do campo e da cidade por parte dos professores, para que assim se rompam ideias preconceituosas e romantizadas desses espaços.

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Biografia do Autor

Sandra de Castro de Azevedo

Docente da graduação e mestrado em Geografia na UNIFAL-MG, Brasil

Abigail Bruna da Cruz

Graduada e Mestre em Geografia pela UNIFAL-MG, Brasil

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Azevedo, S. de C. de ., & Cruz, A. B. da . (2023). A ABORDAGEM DA RELAÇÃO CAMPO-CIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: OS RISCOS PRESENTES NOS MATERIAIS DISPONÍVEIS NA INTERNET. Caderno De Geografia, 33(1), 455. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p455

Edição

Seção

ARTIGOS