A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

ANÁLISE DOCUMENTAL DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Sandra de Castro de Azevedo
  • Vitor Donizete da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p485

Palavras-chave:

Geografia da infância, Geografia escolar, Crianças

Resumo

A Geografia Escolar possui como um dos seus principais objetivos contribuir para que os estudantes desenvolvam por meio da abordagem dos seus conteúdos, um olhar geográfico compreendendo como suas práticas socioespaciais produzem o espaço e como eles enquanto produtores do espaço podem lutar por transformações. Para conseguirmos esse objetivo, é necessário que a geografia seja abordada com as crianças desde a Educação Infantil, dentro deste contexto, esta pesquisa realizou uma análise documental do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, documentos oficiais de períodos diferentes, que normatizaram os objetivos e conteúdos que devem ser desenvolvidos na educação infantil. Esta análise reforçou que existem nestes documentos possibilidades para trabalhar a geografia na educação infantil, mas para que isso ocorra é necessário pensar nas condições de trabalho do professor, em sua formação e em sua autonomia.

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Biografia do Autor

Sandra de Castro de Azevedo

Docente da graduação e mestrado em Geografia na UNIFAL-MG, Brasil

Vitor Donizete da Silva

Graduado e Mestre em Geografia pela UNIFAL-MG, Brasil

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Azevedo, S. de C. de ., & Silva, V. D. da . (2023). A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:: ANÁLISE DOCUMENTAL DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Caderno De Geografia, 33(1), 485. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p485

Edição

Seção

ARTIGOS