A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
ANÁLISE DOCUMENTAL DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p485Palavras-chave:
Geografia da infância, Geografia escolar, CriançasResumo
A Geografia Escolar possui como um dos seus principais objetivos contribuir para que os estudantes desenvolvam por meio da abordagem dos seus conteúdos, um olhar geográfico compreendendo como suas práticas socioespaciais produzem o espaço e como eles enquanto produtores do espaço podem lutar por transformações. Para conseguirmos esse objetivo, é necessário que a geografia seja abordada com as crianças desde a Educação Infantil, dentro deste contexto, esta pesquisa realizou uma análise documental do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, documentos oficiais de períodos diferentes, que normatizaram os objetivos e conteúdos que devem ser desenvolvidos na educação infantil. Esta análise reforçou que existem nestes documentos possibilidades para trabalhar a geografia na educação infantil, mas para que isso ocorra é necessário pensar nas condições de trabalho do professor, em sua formação e em sua autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.