AS COOPERATIVAS NO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA:
A MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELA COOPFAM EM POÇO FUNDO-MG
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33nesp1p538Palavras-chave:
Monopolização, Cultivo do café, Mercantilização do Território, Sul de Minas, Agricultura FamiliarResumo
As políticas e estratégias para a modernização e exportação de commodities beneficiaram as multinacionais, que monopolizam o território rural, criando dinâmicas de produção para cada região do país. Entre as produções de commodities está o café, que passou por diversas transformações desde sua implementação no país, com histórico importante para a economia nacional, sendo a região do Sul de Minas Gerais a principal produtora. A região possui diversas multinacionais, cooperativas comerciais, que monopolizam o território para atender o capital. Dentre elas está a COOPFAM, em Poço Fundo-MG, que mesmo inserida em um modelo que valoriza os produtores familiares, contribui para o fortalecimento da monopolização cafeeira na região pelo seu importante papel para a comercialização e, assim, para o acúmulo de capital, que beneficia não somente a economia nacional, como a comercialização internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.