IMPLICAÇÕES DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO NOS USOS DA ÁGUA E DA TERRA NA BACIA DO ALTO RIO DOCE – MG
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p22Palavras-chave:
Mineração, Desastres ambientais, Rompimento de barragens de rejeitoResumo
O rompimento da barragem de Fundão (Mariana-MG), em 2015, resultou na liberação de aproximadamente 43,7 milhões de m³ de rejeitos oriundos da exploração de minério de ferro. O fluxo percorreu fundos de vales na bacia do Alto Rio Doce e atingiu o reservatório da UHE Risoleta Neves, formando, neste trecho, depósitos de rejeito que ocasionaram assoreamento, descaracterização das calhas fluviais e impactos severos em áreas urbanas e rurais adjacentes. Após cerca de oito anos os danos ainda não foram completamente investigados, principalmente quanto aos seus desdobramentos em longo prazo. Desta forma, o trabalho busca contribuir com a investigação das alterações nos usos da água e da terra decorrentes do rompimento na bacia do Alto Rio Doce e compreender os principais desafios e lacunas no atendimento às demandas sociais na ótica dos setores envolvidos. A pesquisa foi realizada com base no levantamento bibliográfico e de dados secundários, e na aquisição de informações primárias através de trabalhos de campo e entrevistas. Os resultados obtidos demonstram que o rompimento da barragem de Fundão ocasionou alterações significativas nos usos da água e da terra nos municípios investigados, que representam impactos significativos nos modos e qualidade de vida das populações atingidas. No que se refere ao atendimento às demandas, foram observadas lacunas que se relacionam com as formas de condução do processo de recuperação e a organização político-institucional criada para esse fim.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.