RELEVÂNCIA SOCIOECONÔMICA DAS CAVERNAS TURÍSTICAS BRASILEIRAS:

CENÁRIO GERAL E IMPACTOS DA PANDEMIA SARS-COV-19

Autores

  • Luciana de Resende Alt Ma. em Geografia (UFMG, 2008), Sociedade Brasileira de Espeleologia, Brasil  
  • Heros Augusto Santos Lobo Dr. em Geociências e Meio Ambiente, Universidade Federal de São Carlos, Brasil
  • Vitor Marcos Aguiar de Moura vmamoura@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p349

Palavras-chave:

Ecoturismo, Sustentabilidade, Economia do Turismo, Pandemia

Resumo

Cavernas são atrativos turísticos diferenciados no âmbito do turismo de natureza. Em razão de características como o confinamento espacial relativo, a escuridão, a relativa dificuldade de acesso, a beleza cênica de seus elementos e a diferenciação de sua fauna, geram atratividade e fascínio nos visitantes. Sua distribuição espacial no território brasileiro é ampla, gerando oportunidades diversas de contribuição ao desenvolvimento socioeconômico local em destinos turísticos, cumprindo um papel essencial ou acessório na composição da oferta de roteiros de visitação. Neste contexto, estudos anteriores focaram na caracterização geral do turismo em cavernas no Brasil e nos impactos ambientais da visitação, deixando uma lacuna sobre a importância socioeconômica das cavernas para o contexto local e regional do turismo. O presente artigo busca apontar os primeiros dados para o preenchimento desta lacuna, com uma ampla caracterização de aspectos de emprego, renda e fluxo de caixa das cavernas turísticas, com o uso de dados primários coletados com a gestão dos atrativos. Em função da temporalidade do estudo, a interferência da pandemia de SARS-COV-19 também foi identificada nos resultados. As principais conclusões apontam para um papel de relevância local das cavernas turísticas em seus respectivos contextos regionais, bem como um impacto significativo da pandemia em aspectos de geração de renda e empregabilidade, com variação temporal de até 20 meses para reabertura a visitação.

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Biografia do Autor

Luciana de Resende Alt, Ma. em Geografia (UFMG, 2008), Sociedade Brasileira de Espeleologia, Brasil  

Ma. em Geografia (UFMG, 2008), Sociedade Brasileira de Espeleologia, Brasil  

 

Heros Augusto Santos Lobo, Dr. em Geociências e Meio Ambiente, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Dr. em Geociências e Meio Ambiente (UNESP, 2011), Universidade Federal de São Carlos, Brasil 

Vitor Marcos Aguiar de Moura, vmamoura@gmail.com

Dr em Geografia (UFMG, 2011), Sociedade Brasileira de Espeleologia, Brasil 

 

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Alt, L. de R. ., Lobo, H. A. S. ., & Moura, V. M. A. de . (2024). RELEVÂNCIA SOCIOECONÔMICA DAS CAVERNAS TURÍSTICAS BRASILEIRAS: : CENÁRIO GERAL E IMPACTOS DA PANDEMIA SARS-COV-19. Caderno De Geografia, 34(76), 349. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p349