OS ESPAÇOS DE COMÉRCIO DE CONFECÇÃO POPULAR DE VESTUÁRIO EM MARACANAÚ – CE

Autores

  • Alexsandra Muniz Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, Brasil
  • Emanuelton Antony Noberto de Queiroz Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor da rede básica municipal de Fortaleza.
  • José Borzacchiello da Silva Professor dos programas de pós-graduação em Geografia da UFC e da PUC-Rio, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p303

Palavras-chave:

Espaço urbano, Circuito superior e inferior da economia, Comércio de confecção

Resumo

Maracanaú, município membro da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que sob a dominância do capital financeiro, vem passando por um processo de reestruturação urbana que se destacam as atividades ligadas ao setor terciário, assim desenvolvendo no município os “circuitos superior e inferior da economia” (SANTOS, 1979). O objetivo geral é analisar as interrelações entres os circuitos superior e inferior de Maracanaú através do comércio de confecção. A questão norteadora é quais impactos o comércio popular de confecção traz para Maracanaú. O trabalho é do tipo estudo de caso qualiquantitativo, tendo como metodologia a revisão da literatura, análise de dados do IBGE, PNAD Contínua, RAIS/CAGED, trabalho de campo, aplicação de questionários, construção de gráficos e mapas. Como base teórica, destacamos, Santos (1979); Silveira (2004); Muniz et al, (2022), Gomes (2015); Gonçalves (2017). Como resultado temos a formação dos espaços do comércio de confecção popular que na interrelação com o circuito superior se reestrutura e traz novas configurações no espaço urbano de Maracanaú formados pelo circuito inferior. Podemos concluir que em Maracanaú diante do crescimento do setor terciário, a flexibilização das relações de trabalho, o emprego formal divide espaço com o crescente desemprego, e a complementariedade entre os circuito inferior e superior da economia urbana, no presente município, influencia na economia urbana e no mercado de trabalho em municípios vizinhos da RMF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandra Muniz, Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, Brasil

Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC),

Emanuelton Antony Noberto de Queiroz, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor da rede básica municipal de Fortaleza.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor da rede básica municipal de Fortaleza.

José Borzacchiello da Silva, Professor dos programas de pós-graduação em Geografia da UFC e da PUC-Rio, Brasil

Professor dos programas de pós-graduação em Geografia da UFC e da PUC-Rio, Brasil

Pesquisador do núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles.

 

Downloads

Publicado

2024-02-19

Como Citar

Muniz, A. ., Queiroz, E. A. N. de ., & Silva, J. B. da . (2024). OS ESPAÇOS DE COMÉRCIO DE CONFECÇÃO POPULAR DE VESTUÁRIO EM MARACANAÚ – CE. Caderno De Geografia, 34(76), 303. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p303