MANGUEZAIS COMO ESTOQUES DE CARBONO
BIOMASSA ACIMA DO SOLO E O POTENCIAL ECONÔMICO DESSE ESTOQUE NA FLORESTA DE MANGUE DO RIO PACOTI, CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n77p450Palavras-chave:
Manguezal, Carbono, Mercado de Crédito de CarbonoResumo
Os manguezais são ecossistemas reconhecidos por sua grande capacidade de captação e armazenamento de carbono, tendo um papel relevante no combate aos efeitos das mudanças climáticas. Contudo, o dimensionamento do estoque de carbono na biomassa viva desse ecossistema é algo pouco documentado no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo calcular a quantidade de carbono armazenado na vegetação do manguezal presente na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti, localizada no estado do Ceará, e o potencial econômico desse carbono por meio do Mercado de Crédito de Carbono. Para tal, foram selecionadas 3 áreas ao longo do estuário do rio Pacoti e realizado o inventário das árvores de mangue presente nessas parcelas. Depois, usamos equações de regressão para estimar a biomassa de cada indivíduo e com essa informação estimar a biomassa total das árvores do estuário do Pacoti. Em seguida, foi calculado o estoque de carbono presente nessa biomassa e o seu equivalente em CO2. Por fim, realizou-se a análise econômica deste estoque, utilizando a média do preço do crédito de carbono (que equivale a 1 tonelada de CO2) negociado na bolsa de valores. Os resultados indicaram que o mangue da APA do Rio Pacoti é capaz de armazenar 27,49 toneladas de CO2 por hectare, o que somam 71.545,93 tCO2 no estuário como um todo, que valem R$ 7.043.696,80 no mercado voluntário, e € 6.587.949,23 milhões de euros no mercado regulado europeu. Isso demonstra que o manguezal apresenta um grande potencial para estocar carbono e um valor pecuniário relevante, que se for bem aproveitado, pode trazer benefícios para a conservação e recuperação dessa, e de outras áreas de mangue no estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.