PANORAMA DAS OUTORGAS DE USO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA SUPRAM CENTRAL METROPOLITANA, MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n78p872Palavras-chave:
Gestão de águas Subterrâneas, Recursos hídricos, Pressões e impactos ambientaisResumo
O estudo sobre as implicações ambientais dos usos das águas subterrâneas é, ao mesmo tempo, essencial e desafiador em função, dentre outros, das dificuldades de monitoramento em relação às águas superficiais. O principal mecanismo de gerenciamento da extração de recursos hídricos subterrâneos é a outorga de direito de uso das águas, abrangendo as dimensões quantitativa e qualitativa dos recursos. Neste contexto, este trabalho buscou avaliar a evolução do número de outorgas no período entre 2001 e 2021, com o objetivo de verificar se a frequência de pedidos de outorgas subterrâneas tem aumentado, especialmente em reconhecidos períodos de escassez hídrica superficial, na área de abrangência da SUPRAM Central Metropolitana. A pesquisa foi baseada a partir de dados das outorgas subterrâneas, disponíveis na plataforma IDE – SISEMA. Para a identificação de períodos de escassez hídrica, foram utilizados dados extraídos da plataforma de Banco de dados meteorológicos do INMET, bem como publicações correlatas acerca da situação de escassez hídrica superficial no referido período. Os resultados mostram que houve um aparente aumento na procura por águas subterrâneas entre os anos de 2015 e 2021, período que conteve vários anos de reconhecida redução da disponibilidade hídrica superficial. O setor que proporcionalmente mais demandou águas subterrâneas no período foi a agropecuária, com um aumento de 16,64% para 20,34% no número de pedidos de outorga.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.