CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS POR MEIO DO CAMPO TERMOGRÁFICO E HIDROMÉTRICO EM CIDADES NA BORDA LESTE DA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n80p143

Palavras-chave:

Amazonia, sensoriamento remoto, variabilidade, clima

Resumo

O cenário de variabilidade climática aponta para uma Amazônia cada vez mais quente, e o crescimento das cidades tem contribuído para as efetivas mudanças antropogênicas nas últimas décadas. Com o objetivo de analisar o clima urbano de três cidades da borda leste da Amazônia, por meio de dados comparativos advindos de estações meteorológicas e sensores termais de Landsat, e com base nas teorias de clima urbano de Monteiro (1990a, 1990b) através de campos hidrométricos e térmicos, foi possível encontrar aumentos de temperatura de 1,2°C para a cidade de Rondon-PA, de 4,2°C para cidade de Eldorado do Carajás e de 1,87°C para a cidade de São Félix do Xingu. As variabilidades termográficas apontam um indicativo de elevadas temperaturas nas cidades amazônicas, mas carecem de estudos mais detalhados. Esses valores expõem a preocupação e a necessidade de se pensar a importância de planos diretores urbanos e de arborização para a efetivação da qualidade de vida nas cidades amazônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Vidal, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Geógrafa, mestra e doutora em geografia física pela Universidade Federal do Ceará, Docente permanente dos programas de mestrado e doutorado em Geografia da Universidade Federal do Pará. Docente permanente do Programa de pós-graduação Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

Mascarenhas, A. L., & Vidal, M. R. (2025). CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS POR MEIO DO CAMPO TERMOGRÁFICO E HIDROMÉTRICO EM CIDADES NA BORDA LESTE DA AMAZÔNIA PARAENSE. Caderno De Geografia, 35(80), 143. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n80p143