O CALOR AUMENTA, O MAR AVANÇA, MAS NÃO VAI NOS ATINGIR

UM OLHAR SOBRE O PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS DIANTE DA CRISE CLIMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n78p1017

Palavras-chave:

Mudanças climáticas, Urbanização, Ordenamento territorial, Cidade, Florianópolis

Resumo

A crise climática é pauta central das discussões socioambientais em escala global. Isto porque já provoca efeitos já perceptivos, a partir da elevação da temperatura da terra, com consequente aumento de eventos extremos. As cidades sofrem forte impacto, uma vez que são onde se encontra grande parte do contingente populacional mundial. Neste sentido, há de se pensar sobre a sua preparação e adaptações necessárias no âmbito do planejamento urbano para que seja possível a minimização de danos socioambientais. O presente artigo objetiva analisar de que maneira o tema é tratado no Plano Diretor de Florianópolis, uma vez que o município não possui um plano de adaptação urbana para enfrentamento à crise climática. Como resultado, verificou-se que o assunto é tratado de maneira superficial, não estabelece a elaboração de planos de adaptação, tampouco cria objetivos e metas para lidar com os efeitos das alterações do clima. Ainda, observou-se o estabelecimento de regras permissivas de urbanização sobre áreas de risco e de proteção ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Bressan Pessoa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Foi professora Substituta na área de Planejamento Urbano e Regional na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CESFI (2022-2023). Mestra em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - UDESC (2019), com pesquisa na área de identificação de impactos socioambientais atrelados à urbanização em áreas costeiras, com estudo de caso no município de Garopaba, SC. Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental no IPOG (2017). Possui graduação em Engenharia Ambiental na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2013). Graduanda em Geografia (Estácio). Membro do Laboratório Cidade e Sociedade - UFSC. Possui experiência na área de gestão ambiental, bem como na utilização de ferramentas SIG para análises socioambientais e em atividades relacionadas a monitoramento e supervisão ambiental na área infraestrutura urbana, com ênfase em obras de construção, melhoramento e expansão rodoviária e portuária. Atualmente, atua também como perita judicial ambiental, sobretudo nas áreas de plano diretor, ordenamento urbano e planejamento territorial.

Elson Manoel Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

 Professor Titular da UFSC. Pesquisador do CNPq. Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1985), doutorado em "Urbanisme et Aménagement" - Instituto de Urbanismo de Grenoble (1999) e Pós-doutorado no Instituto de Geografia Alpina (Grenoble). Atualmente é professor de Planejamento Urbano do curso de graduação em Geografia da UFSC e professor do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC. Foi vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC por dois mandatos; foi vice-diretor do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC; foi Secretário Executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planeamento Urbano e Regional - ANPUR. Foi por duas vezes conselheiro do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social; é parecerista ad-hoc do CNPq, do Scientific Electronic Library Online - SciELO ? Brasil, da CAPES, da FAPESP e das Revistas Geosul e REBEUR; foi professor visitante do Instituto de Urbanismo de Grenoble - França em entre 2010 e 2019; foi professor convidado da Universidade de Québec em Montreal (UQAM) em 2012; foi membro da Comissão da CAPES de Avaliação da Pós-Graduação em Geografia até 2013. Tem quatro livros publicados sobre Cidades e Planejamento Urbano e dezenas de artigos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente com planejamento urbano, participação popular e políticas habitacionais. Foi professor Titular da Cátedra Capes/CES na Universidade de Coimbra em 2016. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC entre 2017 e 2018 e é atulamente vice coordenador.

Downloads

Publicado

2024-10-23

Como Citar

Pessoa, M. B. ., & Pereira, E. M. (2024). O CALOR AUMENTA, O MAR AVANÇA, MAS NÃO VAI NOS ATINGIR: UM OLHAR SOBRE O PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS DIANTE DA CRISE CLIMÁTICA. Caderno De Geografia, 34(78), 1017. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n78p1017