SABERES ENCARNADOS PRODUZIDOS POR MULHERES NEGRAS NA GEOGRAFIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n79p1299Palavras-chave:
Trajetórias femininas, interseccionalidade, geografias feministas, geografias negras.Resumo
O objetivo deste artigo é dar visibilidade sobre como as mulheres negras, produtoras das geografias negras, interpretam o gênero na sua trajetória. Para atingir este objetivo foram entrevistadas seis mulheres que se autoidentificaram como negras e desenvolveram trajetórias acadêmicas na Geografia. O roteiro de entrevistas versou sobre dois eixos de questionamentos. O primeiro sobre o percurso das relações familiares e acadêmicas e posteriormente suas percepções de raça e gênero. Tais resultados foram sistematizados com base na metodologia de análise de conteúdo e de organização de redes semânticas que levam a compreensão dos sentidos vividos em suas trajetórias. O conteúdo discursivo indicou a presença de dois campos relacionais, porém distintos, de produção e posicionalidade científica, onde a narrativa produzida por tais mulheres se dá na contramão do que de forma tradicional tem sido apontado na geografia, no que se refere as questões raciais. Sendo assim, é possível apontar que as mulheres negras cientistas da geografia têm em suas famílias um projeto de ascensão social e suporte financeiro. Além disso, as percepções de raça são desenvolvidas a partir da família e as de gênero são identificadas, majoritariamente, a partir de suas inserções em coletivos nas universidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.