A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA DA VILA ESPERANÇA DE MARIENTAL, LAPA-PR E SUA RELEVÂNCIA PARA ESTUDOS E PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n79p1363Palavras-chave:
população tradicional, comunidade negra, remanescente, etnogêneseResumo
Este artigo analisa a aplicação do conceito de “comunidade remanescente quilombola” na Vila Esperança de Mariental, Paraná, abordando seu processo de etnogênese e contexto social, ambiental e territorial. Utilizou-se uma metodologia que engloba a caracterização socioeconômica por meio de questionários e levantamentos aerofotogramétricos, além de análises teóricas baseadas na legislação brasileira de 1988 e estudos antropológicos. A pesquisa reconhece a Vila Esperança como uma população negra tradicional, destacando a complexidade dos quilombolas no Brasil contemporâneo e mostrando que essas comunidades nem sempre mantêm a memória ancestral como prevê o conceito oficial. Os resultados são úteis para a elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da comunidade, revelando diversas dimensões da identidade quilombola em contextos periurbanos. O trabalho amplia a compreensão das dinâmicas sociais e culturais dessas comunidades e enfatiza a importância de integrar perspectivas socioambientais na autogestão territorial e no reconhecimento de direitos tradicionais. A pesquisa enfatiza a necessidade de políticas públicas mais inclusivas e eficazes que atendam às especificidades e vozes quilombolas, fomentando uma gestão territorial que priorize a sustentabilidade ambiental e a justiça social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.