UTILIZAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NO MAPEAMENTO DE PONTOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA ILHA DE ITAMARACÁ /PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n81p592

Palavras-chave:

Resíduos sólidos urbanos, Geoprocessamento, Impactos ambientais

Resumo

Os resíduos sólidos urbanos (RSU) são um problema frequente em muitas cidades litorâneas. Este aspecto se agrava quando o município não possui uma gestão de coleta do RSU eficiente, permitindo assim a permanência deste material em logradouros e terrenos baldios e próximos de locais com grande circulação de pessoas. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar os riscos ambientais promovidos pelo descarte irregular do RSU em bairros no entorno da PE-01, na Ilha de Itamaracá. Para isto foram feitos levantamentos em campo para mapear os pontos de descartes irregulares de RSU. Os levantamentos foram realizados nos bairros, Jardim São Paulo, Forno da Cal, Rio Âmbar e Forte Orange. Foram registradas as coordenadas geográficas e inseridas no software QGIS 3.28.1. Os dados foram correlacionados com parâmetros de Equipamentos públicos e comerciais, declividade, recursos hídricos, pedologia, áreas protegidas e hidrogeologia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoel Silva de Amorim, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE

Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ESUDA, 2014); Mestrando em Engenharia Civil no Programa de Engenharia Civil (Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI /UPE). Atualmente é pesquisador do POLITECH - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios (POLI/UPE) e Sócio/Diretor da empresa Amorim Arquitetura, Especialista em: ¹Gestão de Obras e Projetos, ²Arquitetura e Patrimônio, ³Mobilidade Urbana e Transporte. Com MBA em Gerenciamento de Projetos (PMI), tem vasta experiência em coordenação de equipes multidiplinares conduzindo a gestão de ¹elaboração e licenciamento de projetos, ²fiscalização e supervisão de obras, ³manutenção e operação de empreendimentos de uso residenciais, comerciais, religiosos, institucionais, além de infraestrutura urbana.

Downloads

Publicado

2025-08-28

Como Citar

Dantas, P. H. ., Bezerra, J. da S. ., Amorim, E. S. de, Silva, I. E. S. O. ., Pessoa Neto, A. ., & Lafayette, K. P. V. . (2025). UTILIZAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NO MAPEAMENTO DE PONTOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA ILHA DE ITAMARACÁ /PE. Caderno De Geografia, 35(81), 592. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n81p592

Edição

Seção

ARTIGOS