MAPEAMENTO ESPACIAL DA CULTURA DA SOJA NO SUL DO PIAUÍ SOB A LÓGICA DA EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n79p1243Palavras-chave:
Soja, Cerrado, MapBiomas, GeoprocessamentoResumo
Este estudo investigou o desenvolvimento da cultura da soja no sul do Piauí, mas especificamente nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí, considerando o período de 1990 a 2021, por compreender momentos distintos da história do agronegócio granífero no cerrado piauiense (difusão e consolidação), O crescimento da produção de grãos, especialmente de soja, tornou esses municípios os principais produtores do Estado. O estudo utilizou mapeamento espacial e análise temporal para entender como a expansão da fronteira agrícola moderna, impulsionada pela soja, tem impactado o uso da terra, as relações de trabalho, os modos de vida rurais, as paisagens e a sustentabilidade dos recursos naturais. A metodologia envolveu revisão bibliográfica e cartográfica, compilando dados sobre a evolução do cultivo da soja na região ao longo das últimas três décadas. Os dados de produção foram obtidos do IBGE, enquanto o mapeamento da cobertura e uso da terra utilizou dados da coleção 7.1 do MapBiomas. A análise revela que em pouco mais de 30 anos, a abertura da fronteira agrícola resultou na perda de 21,03% da vegetação nativa, principalmente cerrados. Isso levanta questões sobre a política de desenvolvimento rural voltada para a economia da soja no Piauí. Os resultados destacaram a necessidade de revisão dessas políticas para conciliar crescimento econômico com preservação ambiental e bem-estar das comunidades locais, defendendo uma abordagem mais integrada e sustentável que leve em consideração não apenas os ganhos imediatos da produção agrícola, mas também seus impactos de longo prazo na qualidade de vida e no equilíbrio ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.