RAÍZES DO TERRITÓRIO: MAPEAMENTO PARTICIPATIVO E DIÁLOGO DE SABERES NA COMUNIDADE INDÍGENA SAGI JACU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n79p1140

Palavras-chave:

mapeamento participativo, Aldeia Jacu, Potencialidades, Problemas

Resumo

A ligação essencial entre seres humanos e o meio ambiente tem perdurado ao longo dos tempos, e as comunidades tradicionais desempenham um papel crucial no uso responsável dos recursos naturais. Assim, o presente artigo tem como objetivo, apresentar o mapeamento participativo da aldeia Sagi Jacu, com ênfase nas potencialidades e problemas locais. Este mapeamento, orientado pela Cartografia Social, proporciona um espaço de diálogo e pode estabelecer uma base para projetos e estratégias de manejo do território. Metodologicamente o estudo se apoio na tríade investigação-ação-participação, pautadas nas fases da Cartografia Social, desde o contato com a comunidade, até a entrega do mapa. Explorando "O que temos?", "O que queremos?" e "Como melhorar?", os resultados revelam a compreensão coletiva das necessidades da aldeia, buscando gerar propostas de mitigação mais participativas, uma vez que, os mapas produzidos não são apenas representações geográficas, mas expressões de identidade e aspirações por um futuro mais sustentável.

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Biografia do Autor

Larícia Gomes Soares, Mestra pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PPGe/UFRN (Brasil). Licenciada em Geografia pela UFRN. A produção científica é voltada para análise da Paisagem sob a perspectiva da Geoecologia e Cartografia Social, apresentando o Mapeamento participativo como instrumento ao ordenamento do território. Além de estudos e projetos em Educação ambiental. Integrante do grupo de Pesquisas em Geoecologia das Paisagens, Educação Ambiental e Cartografia Social (GEOPEC/UFRN). Graduanda em Direito na UFRN.

Juliana Felipe Farias, Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Classe C - Adjunto Nível 003 no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia e no Mestrado Profissional - GEOPROF da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa em Geoecologia das Paisagens, Educação Ambiental e Cartografia Social (GEOPEC). Vinculada ao laboratório de Geografia Física do Depto de Geografia da UFRN. Atua como vice-coordenadora da Estação Climatológica Principal na UFRN. Possui Pós Doutorado na Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Licenciada e Mestre em Geografia pela mesma instituição. Atua como colaboradora no Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN), vinculado a Universidade Federal do Ceará. Coordenou o Curso de Licenciatura em Geografia à Distância no período entre 2017 a 2022. Atua nos seguintes temas/áreas: Geoecologia das Paisagens, Cartografia Social, Educação Ambiental, Bacias Hidrográficas; Planejamento Ambiental e Ordenamento Territorial.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Gomes Soares, L., & Felipe Farias, J. . (2024). RAÍZES DO TERRITÓRIO: MAPEAMENTO PARTICIPATIVO E DIÁLOGO DE SABERES NA COMUNIDADE INDÍGENA SAGI JACU. Caderno De Geografia, 34(79), 1140. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n79p1140