OS FILMES PARA A APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA ATRAVÉS DOS MULTILETRAMENTOS
UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRODUÇÕES “ENTRE RIOS” E “RECIFE: CIDADE ROUBADA”
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n77p677Palavras-chave:
Filmes, Ensino de Geografia, Multiletramentos, Entre rios, Recife: cidade roubadaResumo
O ensino de Geografia na contemporaneidade traz à tona para os professores a preocupação com a linguagem, isto é, em relação às maneiras como o conhecimento geográfico torna-se acessível e adequado aos estudantes diante das diferentes influências que eles estão em contato cotidianamente, sobretudo pela diversidade de modos de linguagens e de culturas do atual período histórico. Pensando nisso, o presente artigo dedica-se a discutir acerca do potencial dos filmes enquanto linguagem em prol da aprendizagem em Geografia. Para tanto, metodologicamente, são apresentadas duas resenhas críticas dos filmes “Entre rios - a urbanização de São Paulo” e “Recife: cidade roubada”, bem como é realizada uma discussão teórica sobre como aproveitar, com intencionalidade educativa, o potencial dos filmes em sala de aula para a compreensão de temas de Geografia Urbana, como no caso dos filmes das resenhas, ou de outros conteúdos que fazem parte da ciência geográfica nas instituições de ensino em geral. Busca-se ainda articular os filmes com as arguições defendidas pela Pedagogia dos Multiletramentos tanto com relação às múltiplas linguagens quanto ao conceito de “design”, marcas das práticas com multiletramentos e, com isso, ao final, quer oferecer ao ensino de Geografia um contributo para a mediação didática que vise a internalização significativa do que é aprendido/ensinado e estabeleça as bases para a transformação social crítica, criativa, ética e responsável para com um mundo mais justo e sustentável.
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