CARACTERIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DOS EXTREMOS PLUVIOMÉTRICOS EM MINAS GERAIS
UMA ABORDAGEM BASEADA NOS MÉTODOS DE BLOCK MAXIMA E PERCENTIS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n78p784Palavras-chave:
Extremos Pluviométricos, Percentis, Block Maxima, Mudanças Climáticas, Mitigação de DesastresResumo
Eventos climáticos extremos têm causado as principais catástrofes naturais dos últimos anos, como temperaturas extremas, secas e inundações. Esta pesquisa visa avaliar o desempenho de dois métodos estatísticos para caracterizar a distribuição espaço-temporal da frequência e intensidade de extremos de precipitação em Minas Gerais: a técnica do percentil convencional e a técnica de Block Maxima (BM). A pesquisa mostrou que os percentis diários convencionais revelam padrões sazonais e tendências climáticas, fornecendo uma análise granular, mas podem subestimar a frequência de eventos extremos mais intensos. Em contraste, os percentis com base nos BM focaram nos blocos de máximos mensais e anuais dos dados diários, destacando mudanças na intensidade e frequência de eventos extremos, eliminando ruídos de dias sem chuva e capturando anos e meses com maior sensibilidade. Na análise espacial, os percentis de BM destacam regiões com precipitação de grandes magnitudes superiores ao que já se considera extrema e que podem causar desastres ainda mais graves em relação à técnica convencional. Ou seja, a técnica do BM mostrou uma sensibilidade superior na identificação de extremos de grandes magnitudes, essencial para o planejamento de infraestrutura e na mitigação de desastres. A combinação de ambos os métodos oferece uma análise mais robusta e consistente na identificação de locais com potencial de grandes desastres, além de servir como base para estudos mais aprofundados em relação ao tempo de recorrência e análise de tendências com maior precisão e consistência. Esses resultados são cruciais para desenvolver estratégias eficazes de mitigação e adaptação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.