Geotecnologia e inclusão digital: uma experiência no município de Betim
Resumo
O impacto da internet nas aplicações de Geotecnologia, como em todas as áreas de Tecnologia da Informação (TI), continua a acelerar. Diversas aplicações podem ser ser acessadas via "web" em qualquer lugar do mundo, e cada vez mais dados são acessáveis em tempo real ("on line"). Quando se trata de Internet, muitas pessoas pensam inicialmente em aplicações baseadas em "browsers", mas é muito mais do que isso. Grande parte do impacto da internet vem das suas capacidades de rede tecnológica, conectando computadores e dispositivos móveis globalmente. As possibilidades de uso da Geotecnologia em ações na administração pública são muitas, mas são raros os projetos de inclusão social que utilizam tecnologias de geoprocessamento efetivamente implantados. Isso acontece por vários motivos, que vão desde dificuldades burocráticas para aquisição e implantação de novas tecnologias por órgãos públicos até a incompreensão do seu potencial por parte dos administradores públicos. Normalmente a geotecnologia nas organizações envolve treinamento especializado e dedicação dos usuários, resultando em atrasos e dificuldade de implantação de projetos. Este trabalho apresenta uma experiência real envolvendo a disseminação do uso da Geotecnologia, através de oficinas de mapas digitais, GPS - Sistema de Posicionamento Global e percepção ambiental onde os alunos de escolas públicas municipais utilizam efetivamente dispositivos tecnológicos como "smatphones" com GPS e sistemas de geovisualização como o "Google Maps". Trata-se do projeto "Meu lugar é aqui" que foi implementado em conjunto com a escola de tempo integraç (programa Escola da Gente) iniciada em junho de 2009 no município de Betim/MG. Os resultados da primeira fase deste trabalho são apresentados neste artigo como uma proposta de ações para outros municípios e estados. Este trabalho apresenta uma experiência real de utilização da Geotecnologia como meio facilitador da inclusão digital de adolescentes do município de Betim/MG. Os resultados apresentados demonstram a viabilizade de ações relacionadas ao uso de novas tecnologias de geoprocessamento na educação pública, tornando possível a disseminação do uso de instrumentos de georeferenciamento e geovisualização através da internet. O uso de dispositovs GPS possibilita aos alunos de escolas municipais a identificação de pontos de referência nos bairros onde moram e a geovisualização permite a apresentação visual desses pontos integrados aos mapas digitais do município a aprtir da recuperação dos mesmos em cada território. O projeto "Meu lugar é aqui", implantado no município de Betim/MG, busca inteiração e contextualização cultural-histórica dos moradores dos bairros do município escreveram a história da sua região usando elementos de tecnologia, como o geoprocessamento, para mapear pontos importantes e disponibilizar tais informações na Web.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-06-18
Como Citar
Laudares, S., & de Abreu, J. F. (2009). Geotecnologia e inclusão digital: uma experiência no município de Betim. Caderno De Geografia, 19(31), 126–136. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/geografia/article/view/3528
Edição
Seção
NOTAS
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.