ASSEMBLAGE HUMANO-ESCORPIÔNICA: UTILIZANDO METODOLOGIAS MAIS-QUE-HUMANAS PARA COMPREENDER O AFETO INTERESPÉCIE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n79p1327Palavras-chave:
Actantes; Afeto; Performance; Geografia mais-que-representacionalResumo
O presente artigo visa evidenciar a cadeia de relacionamentos que entrelaça humanos e escorpiões no espaço urbanizado do município de Salinas-MG. Abandonando pretensões de determinância dessas relações, o trabalho em questão utiliza pressupostos mais-que-representacionais que visam exibir as manifestações de afeto e performance que integram não somente humanos e escorpiões, mas outros partícipes que ajudam a intermediar as relações entre estas duas espécies. Parte-se da hipótese de que as relações mais-que-representacionais são marcadas pela indeterminação que, por sua vez, fica evidenciada no levantamento das performances dos actantes. Ao abordar humanos e escorpiões, a metodologia utiliza estratégias assimétricas: entrevistas semiestruturadas para o levantamento do afeto e performance humana e, no caso dos escorpiões, levantamentos s partir de estudos técnicos a respeito de informações acerca de sua performance. É sugerido o termo assemblage humano-escorpiônica para aludir a zoopolis que emerge a parte do relacionamento de actantes. Destaca-se que este trabalho aborda metodologias ainda não bem disseminadas na geografia brasileira, mas já bem consolidadas na geografia anglófona. Mais do que determinar como se dão as relações, a metodologia visa atender o objetivo de apontar possibilidades de interação dos actantes, revelando distintas respostas à vida em rede. A relevância deste trabalho reside na originalidade em apresentar uma tentativa empírica de evidenciar a associação entre espécies mediante pressupostos mais-que-representacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.