A NONA ARTE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ATRELADAS ÀS CONCEPÇÕES DA PEDAGOGIA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n81p387Palavras-chave:
Recurso Didático, Histórias em quadrinhos, Hidrografia, Pedagogia CríticaResumo
O artigo se alinha às pesquisas que utilizam as histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático e propõe seu uso no ensino de Geografia. Assumimos a utilização das HQs para estabelecer conexões com as realidades dos discentes, e para abrir espaço para discussão sobre os usos dos recursos hídricos, relacionando com os pensamentos da Pedagogia Crítica. Por meio de observação do pesquisador/participante e pela análise da atividade diagnóstica, os resultados sugerem que o uso de HQs e as aproximações com o cotidiano permitiram que os alunos traçassem analogias e reflexões. A relação estabelecida entre os conceitos hidrográficos e as problemáticas socioambientais demonstram a criticidade dos sujeitos. Concluímos que as HQs são facilitadoras do processo de ensino aprendizagem e que sua utilização é valiosa à exploração de uma educação voltada à transformação social, especialmente em áreas como a Geografia Física, que rotineiramente são tratadas de forma tradicional, favorecendo a manutenção de relações dominantes de poder/conhecimento.
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