DOCUMENTAR, ANALISAR, INTERPRETAR: O POTENCIAL EPISTÊMICO DA FOTOGRAFIA NA GEOGRAFIA DA FUMICULTURA DA MICRORREGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p869

Palavras-chave:

Geografia da Paisagem, Fumicultura, Fotografia, Pesquisa Qualitiativa, Prudentópolis-PR

Resumo

Este artigo analisa a paisagem rural associada à fumicultura na microrregião de Prudentópolis-PR, utilizando a fotografia como instrumento metodológico em uma abordagem qualitativa. Articulando observações de campo, registros imagéticos e fundamentação teórica, o estudo investiga as dinâmicas socioespaciais, econômicas e simbólicas da produção de fumo em pequenas propriedades. Discute-se o papel histórico da imagem fotográfica na geografia, desde Humboldt e La Blache até Pierre Monbeig, destacando sua capacidade de revelar territorialidades, relações de trabalho e contradições ocultas. Conclui-se que a fotografia, aliada ao rigor metodológico, é uma ferramenta crítica e potente para analisar paisagens culturais e práticas produtivas regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zaqueu Luiz Bobato, Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

Professor Formador no curso de Geografia Licenciatura UAB da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG. Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) campus Irati-PR.

Nilson Cesar Fraga, Universidade Estadual de Londrina-UEL

Professor Associado B do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL (2012-2022). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (2007-2017). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Rondônia, desde 2013.Pesquisador do CNPq/Produtividade em Pesquisa. Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997), Graduação em Geografia (Bacharel) pela Universidade Estadual de Maringá (1999), Mestrado em Geografia (Análise Ambiental e Desenvolvimento Regional) pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006).

Downloads

Publicado

2025-11-10

Como Citar

Bobato, Z. L., & Fraga, N. C. (2025). DOCUMENTAR, ANALISAR, INTERPRETAR: O POTENCIAL EPISTÊMICO DA FOTOGRAFIA NA GEOGRAFIA DA FUMICULTURA DA MICRORREGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR. Caderno De Geografia, 35(82), 869. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p869