ECOPEDAGOGIA ECOSÓFICA PLANETÁRIA COMPLEXA: UM ENSAIO FREIREANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n81p560

Palavras-chave:

ecopedagogia, ecosofia, Paulo Freire

Resumo

Este ensaio propõe uma reflexão crítica, pragmática e esperançosa sobre a Ecopedagogia, a partir de uma investigação autorreflexiva inspirada em Montaigne e fundamentada no pensamento Freireano. Apresenta o conceito de Ecopedagogia Ecosófica Planetária Complexa, defendendo uma práxis educativa que transcende discursos ambientais coloniais e reducionistas. Com base em Edgar Morin e Paulo Freire, os autores propõem uma educação planetária, decolonial e complexa, orientada para a integração ética, estética, espiritual e ecológica. A educação, embora incapaz de salvar o planeta sozinha, pode adiar sua destruição mediante a conscientização crítica, a solidariedade e a construção de uma consciência planetária comprometida com a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP Itapetininga

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014). Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga.

Milagros Elena Rodríguez, Universidad de Oriente (UDO), Núcleo de Sucre, Cumana/Sucre/Venezuela

Cristiana, Venezolana, Matemático. Postdoctora en las nuevas tendencias y corrientes integradoras de pensamiento y sus concreciones. Doctora en Patrimonio Cultural y Doctora en Innovaciones Educativas. Docente titular de la Universidad de Oriente, Venezuela, Investigadora con los primeros índices de la AD Scientific Index http://lattes.cnpq.br/7127834972033651

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Fortunato, I., & Rodríguez, M. E. (2025). ECOPEDAGOGIA ECOSÓFICA PLANETÁRIA COMPLEXA: UM ENSAIO FREIREANO. Caderno De Geografia, 35(81), 560. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n81p560

Edição

Seção

ARTIGOS