PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS EM BACIAS DE DRENAGEM FLUVIAL E PROCESSO EVOLUTIVO DA PAISAGEM GEOMORFOLÓGICA DO DOMÍNIO VAZA-BARRIS, SERGIPE/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p845Palavras-chave:
Morfometria, rede de drenagem, relevo, Domínio Vaza-Barris, SergipeResumo
Estudos de parâmetros morfométricos e morfoestruturais são essenciais para o entendimento da paisagem geomorfológica, sua evolução e dinâmica, pois fornecem o reconhecimento de elementos geomórficos que interferem no desenvolvimento da drenagem. Através de parâmetros morfométricos pode-se avaliar quantitativamente a dinâmica fisiográfica e a atuação da rede de drenagem nos modelados. O Domínio Vaza-Barris é uma unidade geotectônica inserida na Faixa de Dobramentos Sergipana e abrange os estados de Sergipe e Bahia. Para essa pesquisa considerou-se a área de maior abrangência dessa unidade, situada no estado de Sergipe, Nordeste do Brasil. O Domínio Vaza-Barris possui área em quatro bacias hidrográficas: Rio Sergipe, Rio Vaza-Barris, Rio Piauí e Rio Real. A pesquisa visou analisar os índices morfométricos aplicados nas áreas das quatro bacias hidrográficas inseridas no Domínio, avaliando quantitativamente o comportamento da drenagem no processo evolutivo da paisagem morfológica e o controle litológico/estrutural na definição e arranjo espacial da drenagem. Ancorada nos princípios da abordagem sistêmica, adotou-se a proposta metodológica de Libault (1971) que define os quatro níveis da pesquisa geográfica (Compilatório, Correlativo, Semântico e Normativo) e direciona as etapas em uma sequência compreensível para a apresentação dos resultados, consistindo na compilação dos dados existentes e na aquisição de novos dados no tratamento e interpretação indispensáveis a elucidação dos fatos. Os índices morfométricos extraídos revelaram a intensidade da atuação da rede de drenagem em consonância com a litoestrutura, culminando na denudação e na diferenciação dos modelados do relevo. Após análise dos resultados pôde-se concluir que as singularidades estruturais, litológicas, tectônicas e fisiográficas interferiram na atuação da rede de drenagem sobre a esculturação do relevo do Domínio Vaza-Barris.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.
Português
English


