CONHECIMENTO, (IN)VISIBILIDADE E HIERARQUIAS DA FÉ: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE PEREGRINAÇÕES NA GEOGRAFIA BRASILEIRA (1972–2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n81p360

Palavras-chave:

Pós-graduação, Sagrado, Mobilidade, Símbolo, Devoção

Resumo

As peregrinações, práticas socioespaciais relacionadas ao sagrado, fundamentam-se na crença e na interação com divindades em lugares sagrados. No Brasil, os estudos sobre esse fenômeno nos Programas de Pós-Graduação em Geografia tiveram início na segunda metade do século XX, mas foi apenas no século XXI que houve um crescimento significativo na produção acadêmica relacionada ao tema. Por meio de uma revisão integrativa de 72 trabalhos (45 dissertações e 27 teses), coletados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras, no Catálogo CAPES e na Plataforma Lattes, foram analisadas quatro categorias: tipos de publicação (TP), principais divindades e religiões estudadas (PDR), terminologia predominante nos títulos e palavras-chave (TPC) e abordagens metodológicas (M). O objetivo da pesquisa foi compreender quais tipos de peregrinações foram mais estudados, bem como suas respectivas manifestações devocionais e simbólicas. Os resultados evidenciaram a predominância de pesquisas sobre peregrinações marianas (43%), seguidas por estudos sobre santos oficiais (29%), santos populares (21%) e outras religiões (7%). A análise lexical identificou termos centrais como: espaço, Geografia, religioso(a), sagrado e turismo, revelando o entrelaçamento entre as dimensões territorial, simbólica e econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhonatan da Silva Corrêa, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Alfenas/MG, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas/MG e atualmente é doutorando pela Universidade Federal do Espírito Santo/ES e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

Igor Martins Medeiros Robaina, Professor Dr. Universidad de Burgos/ Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo e Personal Docente Investigador, Ayuda María Zambrano - Next Generation UE - Universidad de Burgos.

Downloads

Publicado

2025-08-22

Como Citar

Corrêa, J. da S., & Robaina, I. M. M. (2025). CONHECIMENTO, (IN)VISIBILIDADE E HIERARQUIAS DA FÉ: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE PEREGRINAÇÕES NA GEOGRAFIA BRASILEIRA (1972–2023). Caderno De Geografia, 35(81), 360. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n81p360

Edição

Seção

ARTIGOS