TRAJETÓRIAS E TENDÊNCIAS DO USO DO SISTEMA GEOSSISTEMA-TERRITÓRIO-PAISAGEM (GTP) NO BRASIL

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ENTRE 2016 E 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n80p331

Palavras-chave:

Dissertação e Tese, Bibliometria, Socioambiental, Sistema GTP

Resumo

O sistema Geossistema-Território-Paisagem (GTP) é uma proposta teórico-metodológica articuladora que busca desenvolver estudos socioambientais baseados no diálogo entre as dimensões biofísica (geossistema), socioeconômica (território) e sociocultural (paisagem). Entretanto, apesar de se apresentar como uma proposta útil para análises e debates integradores, percebe-se o desconhecimento do seu potencial e a pouca utilização por parte de muitos geógrafos e geógrafas. Esse cenário dificulta o reconhecimento do real dimensionamento da utilização atual e das contribuições da proposta para a Geografia. Dessa forma, objetiva-se compreender as trajetórias e tendências da utilização do sistema GTP na Geografia, com foco no período de 2016 a 2023. Para isso, catalogou-se de maneira qualitativa e quantitativa, as dissertações e teses dos 73 programas de pós-graduação em Geografia do Brasil. Tal ação foi realizada através da definição e tabulação de variáveis bibliométricas coletadas em repositórios institucionais e bibliotecas digitais. Essas ações permitiram mapear a produção científica, identificar tendências e lacunas e fomentar análises geográficas mais robustas sobre os caminhos da pesquisa socioambiental. Os resultados indicaram: uma manutenção de sua aplicação em centros consolidados; crescimento na utilização do sistema GTP associado a um processo de interiorização da proposta em programas recentes; utilização de uma ampla variedade recortes, escalas/unidades de análise e áreas temáticas; e que o sistema GTP demonstrou ser versátil ao ser aplicado em diferentes contextos geográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Gaião Corrêa, Secretaria de Educação do Município de Nova Iguaçu

Professor na Secretaria de Educação do Município de Nova Iguaçu, possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nas habilitações de licenciatura (2019 - 2024) e bacharelado (2019 - 2024). Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial Geografia UERJ (PET MEC/SEsu) e bolsista Prodocência (2023 - 2025). Tem interesse pela análise integrada da paisagem, planejamento e gestão ambiental e análise bibliométrica. 

Carlos Eduardo das Neves, Doutor em Geografia (FCT/UNESP - Presidente Prudente) e Professor do IFMS/Corumbá

Professor de Geografia do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (Corumbá). Doutorado em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Presidente Prudente), onde atuou no grupo de pesquisa GADIS, com apoio financeiro da FAPESP (2016-2019). É mestre em Geografia da Universidade Estadual de Londrina/PR - UEL com bolsa CAPES, onde foi integrante do Laboratório de Pesquisa em Geografia Física e membro do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, Interações Socioambientais: dinâmicas e impactos (UEL). Possui bacharel (2012) e licenciatura (2011) plena em Geografia pela instituição supracitada. Foi bolsista de iniciação científica entre 2009 a 2011. Foi estagiário do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR entre 2012 e 2013 com bolsa modalidade ATP/A cedida pelo CNPq, onde participou do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, "Grupo de pesquisa em Economia Rural (ASE)". Foi colaborador e bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET - MECSESu, entre 2011 e 2012. É membro da equipe editorial da Revista Formação (online), do comitê avaliador das Revistas Geografia (Londrina), Geoingá UEM-Maringá), Caderno Prudentino de Geografia, Terra Livre (AGB) e membro do conselho editorial da Editora ANAP (Tupã). Realiza pesquisas na área da Geografia com as temáticas: Geossistema, Paisagem e Ambiente, Epistemologia da Geografia Física, Teoria e Método, Bacia Hidrográfica, Uso e Cobertura da Terra, visando o ensino dialógico e horizontal e a pesquisa em Geografia.

Downloads

Publicado

2025-08-22

Como Citar

Gaião Corrêa, G., & Neves, C. E. das. (2025). TRAJETÓRIAS E TENDÊNCIAS DO USO DO SISTEMA GEOSSISTEMA-TERRITÓRIO-PAISAGEM (GTP) NO BRASIL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ENTRE 2016 E 2023. Caderno De Geografia, 35(80), 331. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n80p331