ANÁLISE GEOESPACIAL DOS FOCOS DE CALOR NA MATA ATLÂNTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p796Palavras-chave:
Mata Atlântica; Focos de Calor; Incêndios Florestais; K-means, Mata Atlântica; Focos de Calor; Incêndios Florestais; K-means.Resumo
O estado do Rio de Janeiro, com apenas 12% da mata original concentrada nos contrafortes da Serra do Mar, apresenta variabilidade fisiográfica e pluviométrica que o torna um local privilegiado para estudar os condicionantes ambientais que influenciam na ocorrência dos incêndios. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo compreender a distribuição espaço-temporal dos incêndios no estado do Rio de Janeiro, em ano de elevada incidência de focos, através da análise dos condicionantes ambientais. Para isto, foram analisados dados dos focos de calor do BDqueimadas/INPE conjuntamente com as condicionantes topográficas – elevação, declividade e orientação de vertentes; climatológicas – chuva e radiação; e de combustibilidade – índice de vegetação (NDVI) e uso e cobertura da terra, através da análise de agrupamento com o algoritmo K-means. Neste estudo, evidenciou-se que o número recorde de focos de calor registrados em 2014, que atingiram os remanescentes de floresta ombrófila densa na região serrana do estado, está associado ao volume de chuva abaixo da normal climatológica. No entanto, identificou-se diferenças na distribuição espacial dos focos de durante o ano, no primeiro e segundo trimestres, verificou-se que os focos predominam em áreas com atividades antrópicas (urbanas e rurais) e acessíveis - declividade (<10º) e altitude baixa (<50m). No segundo semestre, há a inversão, ou seja, os focos (70%) predominaram em terrenos mais elevados (>400m) e inclinados (>30º) e, sobretudo no quarto trimestre, nos remanescentes florestais, representando aproximadamente 40% das ocorrências. O estudo revelou que áreas de difícil acesso e cobertas por florestas úmidas são afetadas pelo fogo quando submetidas a condições climáticas extremas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.