PARTICIPAÇÃO, LICENCIAMENTO E POLÍTICA (ANTI)AMBIENTAL

UMA ANÁLISE DO CASO DA STOCK CAR EM BELO HORIZONTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n81p1319

Palavras-chave:

Stock car, Belo Horizonte, Política antiambiental, Participação política

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o processo de licenciamento ambiental do Campeonato Stock Car Pro em Belo Horizonte e seus desdobramentos, a partir de pesquisa documental e de observação direta das reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM). Em 2023, foi celebrado o Termo de Contrato de Apoio entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), a Speed Seven LTDA e a DM Corporate Ltda para a realização do Campeonato em agosto de 2024 e por 5 anos subsequentes. Como o município não dispõe de autódromo, o referido Termo definiu o entorno do Estádio Governador Magalhães Pinto - situado na região da Pampulha, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO - como local para a realização da corrida, o que implicou inúmeras intervenções e impactos socioambientais, mobilizando a sociedade civil (ambientalistas e moradores) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A despeito da longa trajetória de Belo Horizonte no campo das políticas ambientais, bem como da participação social, a análise aponta para a desconsideração da legislação ambiental do município, um bypass no processo de licenciamento e a inefetividade da participação institucionalizada, o que impulsiona a judicialização do conflito. Ademais, evidencia-se que o poder público, regido por interesses mercadológicos, desconsiderou as manifestações da sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Alves de Campos, Fundação João Pinheiro

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda em Administração Pública na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Pesquisa temas relacionados a meio ambiente e mudanças climáticas, políticas públicas e participação social. Possui formações e experiências no campo do cinema e da escrita criativa.

Ricardo Carneiro, Fundação João Pinheiro

Pesquisador e docente permanente do Curso de Mestrado em Administração Pública da Escola
de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (FJP).

Flávia de Paula Duque Brasil, Fundação João Pinheiro

Pesquisadora e docente permanente do Curso de Mestrado em Administração Pública da Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (FJP).

Downloads

Publicado

2025-10-05

Como Citar

Alves de Campos, M., Carneiro, R., de Paula Duque Brasil, F., & Assis, L. (2025). PARTICIPAÇÃO, LICENCIAMENTO E POLÍTICA (ANTI)AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO CASO DA STOCK CAR EM BELO HORIZONTE. Caderno De Geografia, 35(83), 1319. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n81p1319