PARTICIPAÇÃO, LICENCIAMENTO E POLÍTICA (ANTI)AMBIENTAL
UMA ANÁLISE DO CASO DA STOCK CAR EM BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n81p1319Palavras-chave:
Stock car, Belo Horizonte, Política antiambiental, Participação políticaResumo
O artigo tem por objetivo analisar o processo de licenciamento ambiental do Campeonato Stock Car Pro em Belo Horizonte e seus desdobramentos, a partir de pesquisa documental e de observação direta das reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM). Em 2023, foi celebrado o Termo de Contrato de Apoio entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), a Speed Seven LTDA e a DM Corporate Ltda para a realização do Campeonato em agosto de 2024 e por 5 anos subsequentes. Como o município não dispõe de autódromo, o referido Termo definiu o entorno do Estádio Governador Magalhães Pinto - situado na região da Pampulha, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO - como local para a realização da corrida, o que implicou inúmeras intervenções e impactos socioambientais, mobilizando a sociedade civil (ambientalistas e moradores) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A despeito da longa trajetória de Belo Horizonte no campo das políticas ambientais, bem como da participação social, a análise aponta para a desconsideração da legislação ambiental do município, um bypass no processo de licenciamento e a inefetividade da participação institucionalizada, o que impulsiona a judicialização do conflito. Ademais, evidencia-se que o poder público, regido por interesses mercadológicos, desconsiderou as manifestações da sociedade civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.
Português
English


