A REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO

EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO E DEFINIÇÃO

Autores

  • Allison Bezerra Oliveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p979

Palavras-chave:

Região, Rio Tocantins, Imperatriz, Maranhão

Resumo

A Região Tocantina do Maranhão localiza-se na porção sudoeste do estado, sendo composta por 22 municípios, com Imperatriz como principal centro urbano-regional. Situada na divisa com os estados do Pará e Tocantins, a região se estende pelos domínios morfoclimáticos da Amazônia e do Cerrado, sendo marcada por baixos indicadores sociais e econômicos. Sua toponímia tem origem na Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins, elemento natural que desempenha papel central na conformação territorial. Compreender sua constituição revela aspectos fundamentais de sua regionalização, tornando-se um instrumento valioso de análise. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a constituição da Região Tocantina do Maranhão à luz de suas especificidades no contexto dos processos de regionalização maranhenses. Para isso, analisa o quadro regional do estado a partir da segunda metade do século XX até os dias atuais, considerando o papel desempenhado por essa região nas transformações ocorridas ao longo do tempo. A análise apoia-se em ampla cartografia, aliada ao exame de informações produzidas por órgãos oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Os dados apresentados oferecem subsídios valiosos para uma compreensão mais aprofundada da constituição da região sobretudo a partir de dois elementos relevantes: a questão hidrográfica do Rio Tocantins e o papel urbano-regional do principal centro, Imperatriz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allison Bezerra Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2007), Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010), e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014). Foi professor do curso em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE (2009-2015). Foi professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB (2014-2015), foi professor da Universidade Estadual do Maranhão (2015-2016), foi professor da Faculdade Pitágoras/Kroton (2016-2017). É Professor do curso de geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. É líder do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do Maranhão - GPS. É revisor de revistas científicas e consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA. Como geógrafo atua na área de Geografia Econômica.

Downloads

Publicado

2025-11-12

Como Citar

Oliveira, A. B. (2025). A REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO: EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO E DEFINIÇÃO. Caderno De Geografia, 35(82), 979. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p979