PAISAGEM E PATRIMÔNIO DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANIS COMO ELO RAIANO NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p951

Palavras-chave:

patrimônio cultural, raia sociocultural, desenvolvimento regional, cooperação internacional, turismo

Resumo

Esse artigo apresenta resultados de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi produzir um estudo interdisciplinar entre Geografia e Arquitetura para compreender o papel da paisagem e do patrimônio enquanto elementos de aproximação cultural e social entre povos na fronteira. Aplicado aos remanescentes arquitetônicos das missões jesuítico-guaranis, discutiu-se seu potencial para promover o desenvolvimento regional transfronteiriço da faixa de fronteira que compreende o noroeste do Rio Grande do Sul/Brasil; a província de Misiones/Argentina; e o departamento de Itapúa/Paraguai. Esse recorte é caracterizado por desenvolvimento opaco, com falta de projetos e políticas públicas que promovam desenvolvimento regional e conexões entre os países. Analisa-se esse complexo cultural em busca de possíveis relações raianas, ou seja, relações sociais que ultrapassam os limites territoriais tendo em vista as continuidades paisagísticas produzidas pelas comunidades e discute-se o potencial dessas relações na construção de aproximações políticas, culturais e econômicas nesse território, promovendo a integração internacional. Os procedimentos metodológicos contaram com pesquisa bibliográfica, trabalho de campo na fronteira e duas metodologias de apreensão paisagística: Catálogo da Paisagem Urbana e Avaliação Topoceptiva do Lugar. Os resultados apontam para aproximações incipientes entre as gestões dos sítios históricos, mas indicam que as comunidades apresentam vinculações com o patrimônio maiores do que é perceptível na paisagem, ocasionando um descompasso entre a atuação territorial dos órgãos de gestão e os vínculos afetivos das populações com o patrimônio missioneiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Potrich Zanatta, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAU/UFES). Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e mestre em Geografia na mesma instituição (PPGGeo/UFFS). Pesquisador vinculado ao Laboratório Patrimônio e Desenvolvimento (Patri_Lab/UFES) e ao Grupo de Pesquisa em Geografia e Gênero, Natureza e Vida Cotidiana (GENVI/UFFS). 

Reginaldo José de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduado, Mestre e Doutor em Geografia - FCT/UNESP, com período sanduíche na Universidade de Coimbra. Pós-doutorado no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Professor dos cursos de graduação em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (Licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFFS.

Downloads

Publicado

2025-11-12

Como Citar

Zanatta, Y. P., & Souza, R. J. de. (2025). PAISAGEM E PATRIMÔNIO DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANIS COMO ELO RAIANO NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI. Caderno De Geografia, 35(82), 951. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p951