PAISAGEM E PATRIMÔNIO DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANIS COMO ELO RAIANO NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p951Palavras-chave:
patrimônio cultural, raia sociocultural, desenvolvimento regional, cooperação internacional, turismoResumo
Esse artigo apresenta resultados de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi produzir um estudo interdisciplinar entre Geografia e Arquitetura para compreender o papel da paisagem e do patrimônio enquanto elementos de aproximação cultural e social entre povos na fronteira. Aplicado aos remanescentes arquitetônicos das missões jesuítico-guaranis, discutiu-se seu potencial para promover o desenvolvimento regional transfronteiriço da faixa de fronteira que compreende o noroeste do Rio Grande do Sul/Brasil; a província de Misiones/Argentina; e o departamento de Itapúa/Paraguai. Esse recorte é caracterizado por desenvolvimento opaco, com falta de projetos e políticas públicas que promovam desenvolvimento regional e conexões entre os países. Analisa-se esse complexo cultural em busca de possíveis relações raianas, ou seja, relações sociais que ultrapassam os limites territoriais tendo em vista as continuidades paisagísticas produzidas pelas comunidades e discute-se o potencial dessas relações na construção de aproximações políticas, culturais e econômicas nesse território, promovendo a integração internacional. Os procedimentos metodológicos contaram com pesquisa bibliográfica, trabalho de campo na fronteira e duas metodologias de apreensão paisagística: Catálogo da Paisagem Urbana e Avaliação Topoceptiva do Lugar. Os resultados apontam para aproximações incipientes entre as gestões dos sítios históricos, mas indicam que as comunidades apresentam vinculações com o patrimônio maiores do que é perceptível na paisagem, ocasionando um descompasso entre a atuação territorial dos órgãos de gestão e os vínculos afetivos das populações com o patrimônio missioneiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.
Português
English


