LIMITES DAS INTERVENÇÕES URBANAS NO CONTROLE DE RISCOS HIDROLÓGICOS EM ASSENTAMENTOS POPULARES

O PAC-UAP EM CAMPINA GRANDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n83p1297

Palavras-chave:

riscos hidrológicos, PAC-UAP, assentamentos populares, drenagem urbana, vulnerabilidade socioambiental

Resumo

Assentamentos populares brasileiros costumam enfrentar riscos hidrológicos, agravados pela precariedade da infraestrutura de drenagem e pela ocupação de áreas ambientalmente sensíveis, muitas vezes próximas a corpos d’água. Este artigo discute os limites das intervenções realizadas em Campina Grande (PB), no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento, na modalidade Urbanização de Assentamentos Precários (PAC-UAP), considerando também o agravamento dos eventos climáticos extremos. Sua metodologia inclui revisão de literatura, análise documental e de dados censitários, com foco nas ações executadas e nos riscos que permanecem após as obras. Os resultados mostram que, mesmo com investimentos expressivos, muitos riscos persistem, inclusive em áreas que receberam intervenções. Isso reflete o uso de soluções convencionais de drenagem, que desconsideraram o contexto ambiental, os assentamentos em sua totalidade e as microbacias hidrográficas. A contribuição da pesquisa está em destacar a necessidade de ações mais integradas e sustentáveis que unam a justiça socioambiental à adaptação climática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Campina Grande. Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Kainara Lira dos Anjos, Universidade Federal de Campina Grande (Brasil)/Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrado (2005) e Doutorado (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. Bolsista do Programa de Pós-doutorado Junior do CNPq (2014-2016) no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. Atualmente é professora adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professora permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE, coordenadora do Grupo de Pesquisa Produção da Habitação e da Cidade (GPHEC) e pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Paraíba da UFCG, e do Grupo de Pesquisa Mercado Imobiliário em Centros Históricos (MICH) da UFPE.

Downloads

Publicado

2025-10-10

Como Citar

Silva dos Santos, C., & Lira dos Anjos, K. (2025). LIMITES DAS INTERVENÇÕES URBANAS NO CONTROLE DE RISCOS HIDROLÓGICOS EM ASSENTAMENTOS POPULARES: O PAC-UAP EM CAMPINA GRANDE . Caderno De Geografia, 35(83), 1297. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n83p1297