ANÁLISE GEOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS NOS SEDIMENTOS DE FUNDO DA BACIA DO RIO PIAUÍ (MG), INSERIDA NA PROVÍNCIA PEGMATÍTICA ORIENTAL DO BRASIL.

Autores

  • Lilyan de Almeida Cunha Engenheira Geóloga e Mestranda em Geologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil
  • Hernando Baggio Filho Doutor em Geologia, Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil.
  • Iago Cordeiro Godinho Geógrafa e Mestre em Geologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil.
  • Frank Alison de Carvalho Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente, Doutorando em Ciência Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil.
  • Kelviana de Cassia Ramalho Graduanda em Engenharia Geológica pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil.
  • Letícia Antunes Melo Santos Licenciada em Geografia e Mestranda em Geologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p702

Palavras-chave:

Elementos Potencialmente Tóxicos, Geoquímica, Província Pegmatítica Oriental do Brasil, Rio Piauí, Sedimentos de fundo

Resumo

A análise geoquímica dos sedimentos de fundo fornece informações sobre a qualidade dos ecossistemas aquáticos e os impactos das atividades antrópicas nas bacias hidrográficas. A bacia do rio Piauí, localizada entre os municípios de Itaipé e Araçuaí, em Minas Gerais, encontra-se inserida na Província Pegmatítica Oriental do Brasil, onde se concentram importantes empreendimentos minerários. Este estudo teve como principal objetivo investigar as possíveis fontes de contribuição natural e antropogênica dos elementos potencialmente tóxicos (EPTs) presentes nos sedimentos de fundo. Para isso, foram realizadas duas campanhas de amostragem em 13 pontos pré-determinados, uma amostragem no período seco e outra no período úmido, nos anos de 2022 e 2023, respectivamente. A partir das técnicas analíticas de Espectrometria de Absorção Atômica (EAA) e Espectrometria de Fluorescência de Raio-X por Energia Dispersiva (EDXRF), foram detectadas concentrações dos metais Pb, Cr, Cu e Zn. Os resultados foram comparados com as Resoluções CONAMA nº 420/2009, CONAMA nº 454/2012 e com a Deliberação Normativa COPAM nº 166/2011, que apontaram assinaturas geoquímicas de ordem natural, como composição litológica da bacia, intemperismo de rochas ricas em minerais metálicos e a dinâmica hidrológica associada às variações sazonais da vazão, e de ordem antropogênica, como exploração minerária, uso de fertilizantes e defensivos agrícolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-19

Como Citar

Cunha, L. de A., Baggio Filho, H., Godinho, I. C., Carvalho, F. A. de, Ramalho, K. de C., & Santos, L. A. M. (2025). ANÁLISE GEOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS NOS SEDIMENTOS DE FUNDO DA BACIA DO RIO PIAUÍ (MG), INSERIDA NA PROVÍNCIA PEGMATÍTICA ORIENTAL DO BRASIL. Caderno De Geografia, 35(82), 702. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p702