MAPEAMENTO DO INDICATIVO DA PRESENÇA CIGANA EM GOIÁS E NO DISTRITO FEDERAL DE 2023 A 2025

Autores

  • Gleyber Eustáquio Calaça Silva Doutor em Geografia pela PUC Minas, Brasil.
  • Phillipe Cupertino Salloum e Silva Doutor em Direito pela Universidade Federal de Jataí, Brasil.
  • Ana Claudia Souza Pereira Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Jataí, Brasil.
  • Divino Borges da Silva Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Jataí, Brasil.
  • Daiane Rocha Biam Bacharela em Direito pela Faculdade UniBRAS e membra da Associação Nacional das Etnias Ciganas, Brasil.

Palavras-chave:

Etnia, Ciganos, Cartografia, Goiás, Distrito Federal.

Resumo

Este artigo discorre sobre a contribuição do estudo intitulado “Mapeamento e Registros de Famílias Ciganas das Etnias Calon, Rom e Sinti, de Territórios e Rotas dos Povos Ciganos e das Políticas Públicas Acessadas por esse Público no Brasil”,  objeto do termo de execução descentralizada entre universidades federais e o Ministério da Igualdade Racial (TED 05/2023). Buscou-se a compreensão da presença deste segmento étnico-racial em Goiás e no Distrito Federal, averiguando aspectos de atendimento socioassistencial, habitação, composição étnica e acesso a equipamentos públicos para formular o indicativo de presença deste grupo na escala municipal. Usou-se de trabalhos de campo e busca de dados secundários quali-quantitativos para subsidiar o registro cartográfico. Constatou-se que todas as regiões intermediárias da área de estudo contam com famílias ciganas, vistas em maior número nos municípios de Itumbiara, Caldas Novas e Trindade. A pesquisa se apresenta como pioneira na compatibilização de fontes diversas, reconhecendo a evidente carência de iniciativas governamentais integradas e intersetoriais voltadas ao reconhecimento dos povos ciganos como sujeitos de direitos e destinatários de políticas públicas inclusivas. Observa-se, ainda, que o marcador social étnico-racial atravessa a vida cotidiana e as relações com os espaços públicos, resultando não apenas em restrições ao acesso a bens materiais e imateriais essenciais à vida em sociedade, mas também na produção de territórios racializados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Como Citar

Silva, G. E. C., Salloum e Silva, P. C., Pereira, A. C. S., Silva, D. B. da, & Biam, D. R. (2025). MAPEAMENTO DO INDICATIVO DA PRESENÇA CIGANA EM GOIÁS E NO DISTRITO FEDERAL DE 2023 A 2025. Caderno De Geografia, 35(82), 827. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/geografia/article/view/37047