A INFLUÊNCIA DOS REARRANJOS DE DRENAGEM PARA A EVOLUÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA SERRA DA MANTIQUEIRA

Autores

  • Karolliny Tobias Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Lisbeth Del Carmen Segovia Materano Universidade Federal de Goiás
  • Rodrigo Wagner Paixão Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • André Augusto Rodrigues Salgado Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p999

Palavras-chave:

Captura fluvial; Recuo de escarpa; Bacia do Rio Grande; Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Resumo

Rearranjos de drenagem desempenham um papel fundamental na evolução do relevo, mas sua relevância para a evolução geomorfológica de montanhas e serras em margens passivas permanece relativamente pouco explorada. A Serra da Mantiqueira oferece um excelente laboratório natural para tais investigações, pois é uma das ombreiras do Rift Continental do Sudeste do Brasil e seus limites de escarpa coincidem amplamente com o divisor hidrográfico entre duas grandes bacias do Brasil Oriental: os rios Paraíba do Sul e Grande (Paraná). Nesse contexto, a alta Bacia do Ribeirão Pacau constitui potencial caso representativo de rearranjo da drenagem que influencia a evolução do relevo da Serra da Mantiqueira, pois embora se situe topograficamente no nível de áreas que drenam para a Bacia do Rio Grande, atualmente flui em direção à Bacia do Paraíba do Sul. O estudo empregou mapeamento geomorfológico, geoprocessamento, sensoriamento remoto e levantamentos de campo para identificar formas de relevo indicativas de rearranjo da drenagem. Os resultados indicam que a Bacia do Rio Pacau drenava anteriormente em direção ao Rio Grande, mas, por meio de uma sequência de capturas fluviais, foi progressivamente integrada à Bacia do Paraíba do Sul. Esses achados reforçam que, na Serra da Mantiqueira, a Bacia do Paraíba do Sul está se expandindo às custas da Bacia do Rio Grande, e que esse processo é recorrente em toda a serra. Isso corrobora a conclusão de que os rearranjos de drenagem constituem um dos principais mecanismos que impulsionam a evolução geomorfológica da Serra da Mantiqueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karolliny Tobias Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Geografia e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás.

Lisbeth Del Carmen Segovia Materano , Universidade Federal de Goiás

Geógrafa e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás.

Rodrigo Wagner Paixão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Geografia e Professor do Departamento de Geografia Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

André Augusto Rodrigues Salgado, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia, Professor no Instituto de Estudos Socioambientais e Professos no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Oliveira, K. T., Materano , L. D. C. S., Paixão, R. W., & Salgado, A. A. R. (2025). A INFLUÊNCIA DOS REARRANJOS DE DRENAGEM PARA A EVOLUÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA SERRA DA MANTIQUEIRA. Caderno De Geografia, 35(82), 999. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2025v35n82p999