AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES E DO POTENCIAL PEDOCLIMÁTICO PARA O CULTIVO SUSTENTÁVEL DO CAJÚ (ANACARDIUM OCCIDENTALE L.) EM APODI E SEVERIANO MELO-RN

Autores

  • João de Deus das Chagas Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jacimára Fonseca de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alcigerio Pereira de Queiroz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Temperatura; Precipitação; Solos; Balanço Hídrico; Cajucultura.

Resumo

O entendimento das condições ambientais são fundamentais para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, inclusive em localidades Simiáridas, onde os aspectos climáticos representam desafios significativos para a produtividade agrícola. Desse medo, esse estudo avalia as condições e o potencial pedoclimático para o cultivo do caju (Anacardium occidentale L.) nos municípios de Apodi e Severiano Melo, no semiárido do Rio Grande do Norte, Brasil. Assim, a pesquisa utiliza dados diários de precipitação e temperatura entre os anos de 1973 e 2002, permitindo a identificação da média anual de chuvas e das variações sazonais que influenciam o ciclo da cultura. A metodologia integra dados pluviométricos e térmicos a análises de solo, empregando o QGIS para o mapeamento, e a classificação dos tipos de solo, possibilitando uma avaliação mais precisa das condições edafoclimáticas. Os resultados indicam que, apesar da precipitação anual estar abaixo do ideal para o cultivo do caju, os solos predominantes (Argissolos e Cambissolos) possuem composição que favorece a retenção de nutrientes e a drenagem, características que ajudam a compensar as limitações climáticas. O balanço hídrico revelou um déficit no segundo semestre, evidenciando a necessidade de práticas de manejo, como irrigação suplementar e conservação do solo, para viabilizar a produção sustentável. A temperatura média anual observada está dentro da faixa ideal para o caju, com as variações de calor beneficiando o desenvolvimento do cajú. Diante disso, conclui-se que Apodi e Severiano Melo apresentam um cenário favorável para a cajucultura, desde que práticas de gestão hídrica e tecnologias sejam implementadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João de Deus das Chagas Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia pela UERN – Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN, Brasil.

Jacimára Fonseca de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Geografia, Departamento de Geografia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/RN, Brasil.

Alcigerio Pereira de Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Manejo de Solo e Água, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Apodi/RN, Brasil.

Andreza Tacyana Felix Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Geografia, Departamento de Geografia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Chagas Neto, J. de D. das, Medeiros, J. F. de, Queiroz, A. P. de, & Carvalho, A. T. F. (2025). AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES E DO POTENCIAL PEDOCLIMÁTICO PARA O CULTIVO SUSTENTÁVEL DO CAJÚ (ANACARDIUM OCCIDENTALE L.) EM APODI E SEVERIANO MELO-RN. Caderno De Geografia, 35(82), 979. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/geografia/article/view/37226