Geração de desenvolvimento na região metropolitana de Campinas-SP a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos / Development in the Campinas Metropolitan Region, São Paulo State, due to the Viracopos International Airport
Resumo
O objetivo deste artigo é de analisar as ações de prefeitos da Região Metropolitana de Campinas para gerar desenvolvimento, a partir do potencial econômico do Aeroporto Internacional de Viracopos. O referencial da Economia Regional foi utilizado para recuperar a dinâmica da economia contemporânea, organizada em redes de inovação, produção e comercialização no mercado mundial. O Direito Administrativo serviu para compreender a formação de regiões metropolitanas no Brasil, porque as empresas que atuam no mercado mundial optam por municípios inseridos nesses espaços devido à oferta de bens, serviços e infraestruturas. Com esses referenciais foram analisados os Planos Diretores dos 19 municípios da RMC e o fluxo de comércio exterior das empresas filiadas ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Regional Campinas. Verificou-se que a maioria dos municípios pretende, isoladamente, aproveitar o potencial de Viracopos. Conclui-se que é necessário um Plano Metropolitano para reordenar a dinâmica urbana da RMC, evitando-se deseconomias de aglomeração e perdas de qualidade de vida, além de estimular sinergias entre instituições públicas e empresas para eliminar obstáculos nas cadeias produtivas e intensificar o uso de infraestruturas de apoio às atividades econômicas, principalmente a de transportes devido às necessidades de reações rápidas e flexíveis no mercado mundial.
Palavras-chave: Políticas Públicas, Desenvolvimento Local e Regional, Transporte Aéreo e Aeroportos.
ABSTRACT
The aim of this article is to analyze actions by mayors of the Campinas Metropolitan Region intended to generate development derived from the economic potentials offered by the Viracopos International Airport. The bibliographical references on the study of Regional Economics were used in reviewing the dynamics of contemporary economics organized into innovation, production and commercialization networks in the world market. Administrative law served to understand the formation of metropolitan regions in Brasil, as corporate firms which participate in the world market opt for municipalities inserted into these areas of metropolitan regions due to greater offer of goods, services and infrastructure. With these references the above mentioned directive plans from the 19 municipalities that comprise the Campinas Metropolitan Region were analyzed as well as the foreign trade flow of the corporate firms affiliated to the São Paulo state. Center for industries in the Campinas region, it was verified that a greater part of the municipalities seek to take individual advantage of the potentialities of the Viracopos International Airport. The article, thereby, conclude that there’s need for a metropolitan collective plan to reorganize the Campinas Metropolitan Region urban dynamics, avoiding economics losses which could, otherwise have been obtained from industrial clustering, and avoiding loss in the quality of life; besides that a collective metropolitan plan would stimulate synergies between public institutions and private corporate firms in the region thereby eliminating obstacles in production chains as well as intensifying the use of support infrastructure to the economic activities, mainly that of transport due to the need for rapid and flexible reactions in the world market.
Keywords: Public Policies, Regional and Local Development, Air Transport and Airports
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.