O crescimento populacional em um centro receptor de turistas e a percepção de seus moradores: a situação de Poços de Caldas (MG)/The population growth in a receiver center of tourists and perception of its (...)

Autores

  • Alexandre Carvalho de Andrade Doutorando em Geografia: Organização do Espaço (Unesp/Rio Claro). Professor pesquisador do despartamento de História (Univás/Pouso Alegre).
  • Thomaz Alvisi de Oliveira Doutorando em Geografia: Organização do Espaço (Unesp/Rio Claro). Professor do campus Poços de Caldas do IFSul de Minas.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2013v23n40p48

Resumo

Este artigo tem o objetivo de demonstrar a percepção dos moradores da cidade de Poços de Caldas-MG acerca das mudanças socioambientais que incidiram no município ao longo de sua história, e como estas transformações afetaram a paisagem e a qualidade de vida dos seus moradores. Poços de Caldas apresenta considerável importância turística, e dessa forma, o presente trabalho enfatiza as relações entre o crescimento populacional, as transformações socioambientais e o turismo. Os dados primários foram coletados no campo por meio de um questionário aplicado diretamente à população e os resultados culminaram em uma discussão orientada à qualidade de vida dos moradores e às condições da paisagem local, aspectos fundamentais para a atividade turística em um centro receptor.

Palavras-chave: Centros Receptores; Turismo; Qualidade de Vida; Paisagem; Meio Ambiente.

Abstract

This paper has the objective to demonstrate the perception of residents of the town of Poços de Caldas-MG about the environmental changes that affected the city throughout its history, and how these changes affected the landscape and quality of life of their residents. Poços de Caldas has considerable tourist importance, and thus, this study emphasizes the relationship between population growth, environmental transformations and tourism. Primary data were collected in the field by means of a questionnaire administered directly to the population and the results culminated in a guided discussion to the quality of life of residents and local landscape conditions, fundamental aspects for the tourist activity in a center receiver.

Key-words: Receivers centers; Tourism; Quality of Life; Landscape; Environment.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Carvalho de Andrade, Doutorando em Geografia: Organização do Espaço (Unesp/Rio Claro). Professor pesquisador do despartamento de História (Univás/Pouso Alegre).

Geógrafo, Especialista em Geografia do Turismo, Mestre em Geografia e Doutorando em Geografia: Organização do Espaço (Unesp/Rio Claro). Professor e pesquisador do departamento de História da Universidade do Vale do Sapucaí

Thomaz Alvisi de Oliveira, Doutorando em Geografia: Organização do Espaço (Unesp/Rio Claro). Professor do campus Poços de Caldas do IFSul de Minas.

Geógrafo, Mestre em Geociências e Meio Ambiente, Doutorando em Geografia: Organização do Espaço (Unesp/Rio Claro). Professor do campus Poços de Caldas do IFSul de Minas.

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

de Andrade, A. C., & de Oliveira, T. A. (2013). O crescimento populacional em um centro receptor de turistas e a percepção de seus moradores: a situação de Poços de Caldas (MG)/The population growth in a receiver center of tourists and perception of its (.). Caderno De Geografia, 23(40), 48–66. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2013v23n40p48