Currículo e ensino de geografia no estado do Rio de Janeiro / Curriculum and teaching of geography in the state of Rio de Janeiro - DOI: 10.5752/P.2318-2962.2014v24n41p86

Autores

  • Saulo Cezar Guimarães Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2014v24n41p86

Resumo

O presente trabalho realizou uma breve análise sobre a política de governo fluminense que instituiu em suas escolas o currículo mínimo, com ênfase na construção do currículo de geografia. Também reconstituiu os percalços que a educação brasileira sofreu nas últimas décadas e as tentativas políticas recentes de reverter o atraso e melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Partindo de uma estratégia metodológica teórica-descritiva, baseou-se em documentos e experiências de professores participantes do projeto, concluindo que o mesmo se configurou em uma medida paliativa sem grandes resultados para a melhora da educação estadual.

 

Palavras-chave: Currículo, Geografia, Políticas Públicas, Educação.

 

Abstract

This paper made a brief analysis on government policy in Rio establishing their schools the minimum curriculum, with emphasis on the construction of the geography curriculum. Also reconstituted the mishaps that the Brazilian education has in recent decades and the recent political attempts to reverse the delay and improve the quality of basic education in Brazil. From a theoretical-methodological strategy descriptive, based on documents and experiences of teachers participating in the project, concluding that it was configured in a palliative measure without great results to improve education statewide.

 

Keywords: Curriculum, Geography, Public Policies, Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Cezar Guimarães Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Meio Ambiente (UERJ), mestre em Educação e Cultura Contemporânea (UNESA), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF), graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursando Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Atualmente é professor-tutor do curso de especialização em Gestão Pública Municipal (PNAP-Unirio) nas disciplinas Políticas Públicas, Gestão Democrática e Participativa, Gestão de Redes Públicas e Orientação de TCC, também professor de Geografia do Colégio Estadual Aurelino Leal em Niterói - RJ, do Centro Educacional Adventista do Rio de Janeiro, atuando principalmente nas seguintes áreas: Políticas Públicas, Meio Ambiente, Geografia, Novas Tecnologias de Ensino e Educação

Downloads

Publicado

2014-01-06

Como Citar

Farias, S. C. G. (2014). Currículo e ensino de geografia no estado do Rio de Janeiro / Curriculum and teaching of geography in the state of Rio de Janeiro - DOI: 10.5752/P.2318-2962.2014v24n41p86. Caderno De Geografia, 24(41), 86–97. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2014v24n41p86